O desenvolvimento de pequenas máquinas para suprir as necessidades de pequenos agricultores é com certeza um fator de suma importância, afinal de contas existem pessoas que tem pequenas terras ou pequenos serviços para serem concluídos ou feitos diariamente, e não convém adquirir uma máquina de grande porte, justamente por isso o ideal é contar com um micro trator.

Para os consumidores que têm um pouco de "propriedade", o micro trator pode ser suficiente para suprir a necessidade, tendo a capacidade de trabalhar em área de diferentes finalidades, desde plantação até construções. O micro trator diferente de seu nome, tem uma grande força, o mesmo é ideal para pequenos serviços e principalmente para locais com pouco espaço, visto que alguns locais não cabem grandes máquinas, o que acaba sendo um ponto bastante positivo e que faz com que o micro trator seja muito utilizado e vem ganhando mercado ano após ano.

Algumas empresas oferecem várias tipos de tratores nesse segmento, como por exemplo, Tramontini, a Yanmar, o Kawashima e Agrale, oferecendo incrível competência para finalização de trabalhos de várias naturezas, isso faz com que o micro trator seja muito utilizado até mesmo por grandes empreiteiras, que querem ter em mãos equipamentos de muita potência, mas que é muito pequeno no tamanho.

Ainda tem o trator Tobata que é um micro trator que ficou bastante conhecido devido a sua durabilidade e força, afinal de contas mesmo sendo um trator de porte pequeno, o mesmo precisa suprir algumas necessidades, principalmente em relação a força. Este modelo oferece uma grande flexibilidade, tem a capacidade de reconhecer inúmeros equipamentos que irão trabalhar em parceria com a máquina, aumentando a velocidade de seu trabalho.

Devido a grande quantidade de marcas que oferecem esse tipo de trator, existe muita concorrência, justamente por isso a tendência é que esses equipamentos fiquem mais baratos durante o passar dos anos e que sua qualidade aumente, devido a competição para ganhar espaço dentro do mercado nacional.