O desenvolvimento do conceito da Pedagogia.

Qual o significado da teoria do conhecimento a respeito etimologicamente da Pedagogia, palavra de origem grega paidós indefectivelmente o que traduz como criança, junção à outra terminologia cuja natureza grega agrega a explicação científica do termo, condução da criança.

De modo ínclito o paidagogo em grego, cujo entendimento define-se como responsável pela condução da criança ao desenvolvimento do conhecimento, tarefa atribuída ao escravo.

É bom que saibamos os escravos nas Cidades Estados da Grécia, não tem o mesmo sentido epistemológico do atual entendimento do conceito, eram de fato homens cultos a serviço da nobreza, que fora escravizados pelas guerras entre os povos bárbaros.

Os primeiros estudos a respeito da pedagogia tinham como finalidade desenvolver o questionamento impontual, como deveria acontecer o ensinamento, aprender, qual seria o caminho pedagógico que pudesse ser formulado com melhor eficiência.

O que é interessante que nesse modelo o homem, ou seja, o educador era visto como  agente de transformação, a liberdade para o desenvolvimento do pensamento.

 Os fundamentos embasados na construção do saber, inerente à própria lógica pedagógica, educar naquele tempo, com efeito, era formular uma compreensão imiscível que atendesse a mudança social e política.

No pensamento helênico grego temos quatros procedimentos educativos os quais devem ser desenvolvidos pedagogicamente: a educação homérica, cujo sentido era valorização lídima da família.

Visava também à defesa da moral cívica e a formação do comportamento nobre, os espartanos visavam formar soldados e cidadãos leais ao comando da sociedade, os direitos daqueles que detinham o poder econômico e político.

A moral cívica e a formação cortês do nobre espartano que visava formar soldados e cidadãos leais; ateniense que considerava importante a família a defesa idiomática do povo existente daquele tempo.

O Estado, a escola e, sobretudo, a formação intelectual; e por fim a ideologia helenística que defendia a universalização da cultura, os aspectos intelectuais e a memorização contra a imprecação a valorização de uma nova consciência.

Os grandes educadores gregos, principalmente Sócrates, Platão e Aristóteles, o primeiro era filósofo da cidade de Atenas e procurava reunir as pessoas em praça pública informalmente.

Quanto a Platão que foi discípulo de Sócrates procurou desenvolver filosoficamente a pedagogia vinculada ao mundo político, ocupando de temas interessantes como a ética, a metafísica, teoria do conhecimento e a política.

Esses teóricos indubitavelmente ministravam suas aulas em ginásios denominados de academia, sendo que Platão sempre teve muitos alunos, e procurou influenciar na formação do pensamento da elite da sua época.

O grande filósofo Aristóteles, discípulo de Platão, ministrava suas aulas no Liceu, ele desenvolveu uma teoria pedagógica muito interessante, procurava compreender a realidade, o devir e o fundamento de suas causas, prático e realista diferente de seu grande mestre que por natureza era idealista.

Fundamental entender os primeiros estudos desenvolvidos, em relação às práticas educativas, a história da Pedagogia e o fundamento de suas teorias.

A história da prática Pedagógica não é, portanto, algo abstrato em referencia ao passado. Uma ferramenta poderosa a respeito da compreensão dos diversos tempos históricos, a respeito do desenvolvimento das ciências da educação.

Significa, portanto, que a Pedagogia precisa ser compreendida dentro da sua historicidade fatual, a leitura da realidade, em cada tempo e as circunstâncias políticas, como por outro lado, os campos pedagógicos exigem sempre mecanismos próprios ao desenvolvimento formulado.

Hoje uma diversidade de correntes, associadas às ideologias políticas a projetos e modelos de sociedades a serem construídas, reformadas ou destruídas.

O que significa que por trás de cada comando político de qualquer ideário pedagógico, existe uma ideologia como fundamento que vai a além do próprio caminho mercadológico.

Edjar Dias de Vasconcelos.