Renata Rodrigues de Arruda

Graduada em Pedagogia e Pós graduada em Educação Infantil e Alfabetização

O aprendizado da criança deve ser de forma prazerosa e educativa, envolvido num processo de educar e cuidar onde a aprendizagem aconteça num ambiente cheio de oportunidades e descoberta. È através da oportunidade que o educador propicia ao aluno evolução em suas ações mentais, físicas e afetivas. Ao se relacionar com outros nas brincadeiras, ao ser ouvido na roda de conversa, ao ser avaliado na sua aprendizagem a criança se sente capaz e autônoma com condições reais de manifestar sobre o seu eu.

A educação infantil é a base onde a criança estabelece relação mundo/pessoa neste espaço o educador não deve ser visto como a figura central do ensino, mas sim um personagem onde permite a criança criar, pensar, refletir, opinar, onde a aprendizagem aconteça de forma mais lúdica possível e as ações reais se tornam concretas através da convivência com outro e da oportunidade oferecida pelo educador em tornar o ambiente acolhedor, divertido, de interação total.

Proporcionar a criança situações de cuidados e aprendizagens contribui para relação cultural e social de cada, pois o educar potencializa na formação da criança e o cuidar na sua contextualização contribui para desenvolver capacidade sócio-afetiva. Cuidar e educar caminham juntos no desenvolvimento da criança, e deve ser a base norteadora da educação infantil, pois pré-escolar e creches jamais consegue desenvolver um bom trabalho sem essa parceria.

No cuidar deve ser levada em conta a necessidade da criança, seu bem estar, ser ouvida, respeitada com intuito de conhecer seu aluno e suas carências. O educar age na construção do aprendizado devendo atender as reais necessidades da criança, a capacidade do aluno na apropriação do conhecimento e contribuição direta para sua formação.

Cuidar e educar são uma ação conjunta que consolida num ambiente de socialização, cultura e prazer. Para envolver este processo, o planejamento é o principal meio de um bom trabalhado a ser desenvolvido, é quando o profissional busca levar ao aluno diferentes meios de transmitir e partilhar idéias.

ELÇA DOS SANTOS MACHADO - Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.ILMA ALVES DE OLIVEIRA, graduada em Ciências Biológicas e especialização Educação Infantil Email _ [email protected].RAQUEL SANTOS SILVA - Graduada em Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.RENATA RODRIGUES DE ARRUDA; Especialista em Educação Infantil. Email: [email protected] .GRACIELE CASTRO SILVA - Graduada em Administração pela UESP - FAIESP-UNIC- Campus de Rondonópolis. Email:[email protected]. Adriana Peres de Barros Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.LIDIANE DA SILVA XAVIER - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.  ROSILENE NUNES DA SILVA - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.  TATIANE DE SOUZA GIL - Graduação Pedagogia ; Especialista em Educação Especial e Libras : Email _ [email protected]LUCIMARA JOSÉ PEREIRA DE SOUZA SILVA: Especialista em Educação Infantil e Letramento : Email _ [email protected]