O DESEMPENHO DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO AO LONGO DO TEMPO: Contribuições da Psicologia Organizacional

Esse trabalho tem como temática o desempenho do servidor público ao longo no tempo na visão da Psicologia Organizacional

O servidor público é aquele que ingressou no serviço público por meio de concurso de provas e títulos. Um grande sonho do ser humano é a estabilidade funcional, ou seja, é ser concursado. O concurso garante ao servidor todos os direitos assegurados pela lei, assim também como todos os deveres para com o bem público. É o cargo público de provimento efetivo, ou seja, é o cargo que possibilita a aquisição de estabilidade no serviço público que é diferente do cargo em comissão que é desprovido de efetividade não gerando estabilidade, porque a nomeação para este cargo depende de confiança da autoridade que tem competência para esta nomeação. (CARVALHO FILHO, 2013).

Durante muito tempo acompanhou-se a evolução de servidor público, pois tinha um no seio familiar, e isso nos motivou a pesquisar mais sobre a relevância do trabalho de um servidor público, que passa a vida toda trabalhando em prol de servir a comunidade, justificando assim a pesquisa acadêmica, que foi de encontro ao curso e ao que o pesquisador intenta alcançarA prestação do serviço público é das mais importantes atividades de uma comunidade, de uma sociedade ou de uma nação. Nenhum país, estado ou município funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsáveis pelos diversos serviços colocados à disposição do cidadão (CARVALHO FILHO, 2013). Portanto, é de suma importância exaltar quem executa o papel de prestador de serviço à sociedade. Neste contexto, prestar serviço à população com qualidade e dedicação deve ser sempre a meta dos servidores e estar entre seus objetivos.

O servidor público é aquele que ingressou no serviço público por meio de concurso de provas e títulos. Um grande sonho do ser humano é a estabilidade funcional, ou seja, é ser concursado. O concurso garante ao servidor todos os direitos assegurados pela lei, assim também como todos os deveres para com o bem público. A temática da pesquisa é gestão de pessoas no setor público e a psicologia organizacional. A problemática da pesquisa é de que maneira o tempo de serviço pode influenciar no desempenho funcional do funcionário público?

Almeja-se muito a questão da estabilidade funcional através de um concurso 


8




10


público. Mas é preciso saber como funciona e como é desempenhada cada função pública. Acredita-se que essa pesquisa irá servir de base para muitos alunos e concurseiros que buscam a estabilidade no setor público. 

E quanto mais informações científicas tiver sobre essa trajetória funcional, maiores são as chances de escolha para quem quer ingressar nessa área. A cada dia, o papel do servidor público não é apenas o de ser estável. É muito mais do que isso, pois a sua atuação está necessariamente voltada para os anseios da comunidade ou sociedade. A estabilidade dos servidores somente se justifica se ela assegura, de um lado, a continuidade e a eficiência da Administração e, de outro, a legalidade e impessoalidade da gestão da coisa pública (DI PIETTRO, 2011). A responsabilidade do servidor público é muito grande, tornando-se um privilégio por tratar-se de um agente de transformação do Estado.

    Objetiva-se com esse trabalho apresentar os impactos positivos e negativos que um longo período de tempo pode alterar as perspectivas, visões e índoles laborais e as contribuições da psicologia organizacional.



















9




10






METODOLOGIA

2.1DELINEAMENTO DA PESQUISA


O presente estudo será metodologicamente construído a partir de uma pesquisa básica, quanto a finalidade, ou seja, terá uma proposta de cunho teórico, na qual sua função será entender, por meio da literatura, a importância do sofrer no processo de vivência dos sujeitos contemporâneos. Possuindo ainda como método, o objetivo descritivo, de forma a entender a partir dos escritos, a relação dos eventos pesquisados com este.

Foi realizada uma pesquisa através da revisão narrativa da literatura e baseada na experiência vivenciada pelos autores no âmbito da realização de revisões da literatura. O objetivo geral de uma revisão narrativa de literatura de pesquisa é reunir conhecimentos sobre um assunto, de modo a fundamentar um estudo significativo para a temática (SOUZA et al., 2010). 

A revisão narrativa de literatura é considerada uma das melhores formas de iniciar um estudo, onde se procura as semelhanças e as diferenças nos artigos encontrados.


2.2 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO

           Os critérios de inclusão foram buscar as publicações que continham a relação com  a temática, publicados na integra, em português, dos últimos dez anos.

Foram excluídos os estudos que não possuíam ligação com a temática.


2.3 ESTRATÉGIAS DE BUSCAS


A pesquisa, por ser constituída de uma Revisão de Literatura, será realizada a partir das conhecidas como Bases de Dados, ou seja, por meio de livros, artigos, estudos, monografias, defesas em geral e outras pesquisas relacionadas ao tema Servidor público

Para tanto, as bases de dados utilizadas nesse processo serão 


10




10


principalmente o Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online-Scielo, Pepsic, e demais bases de pesquisas de estudos científicos. Os estudos pesquisados serão obtidos a partir dos anos de 2010 a  2020, e serão recortadas como descritores as palavras-chave: “Servidor Público” “situação laboral” “tempo de serviço público”.

2.4 EXTRAÇÃO DOS DADOS 

Os instrumentos utilizados serão em forma de texto que servirão tanto como base para se                  dispor melhor de um controle dos artigos lidos e identificados através dos descritores, ou seja, reunir em um mesmo arquivo o assunto relacionado a temática em questão, pois em uma revisão narrativa não se restringe apenas a responder a questão norteadora, mas reunir o máximo de assunto no espaço de tempo especificado, pois o foco da pesquisa é atualizar a temática com novas pesquisas, agregando assim valor ao teme trabalhado.

A busca pelas publicações aconteceu nos meses de setembro e outubro de 2021, de duas maneiras, onde houve uma busca utilizando os descritores estudados e limitando-se ao período dos últimos 10 anos, rederam muitas publicações, e na segunda etapa foi feita um filtro, através de delimitação de tempo e na segunda etapa foram feitas leituras mais especificas e resultaram nos artigos finais que deram origem a essa pesquisa.

Durante as pesquisas foram encontradas na primeira busca 120 artigos, em seguida foi filtrada pela língua portuguesa, artigos na integra e restaram 50 artigos, desses artigos foram feitas uma lida mais minuciosa dos resumos e retirando os que tinham temáticas muito parecidas ficaram 35 artigos e depois dessa leitura, restaram apenas 20 artigos para serem trabalhados nessa revisão narrativa.