O grande desafio da escola hoje é ir ao encontro das crianças e adolescentes, estabelecendo uma relação amigável e de confiança, através de um processo de reintegração familiar e escolar. Afinal são as crianças que nos proporcionam novos desafios, impulsionando- nos a conhecer mais sobre elas e sobre a educação.

Não podemos compreender a criança sem conhecer suas características e seu modo de agir, perante a sociedade na qual estão vivendo, vinculados com os costumes e grupos sociais a os quais são inseridos.

O conhecimento do desenvolvimento e de algumas características infando/juvenil nos permite uma atuação educativa mais eficaz, pois auxiliam pais e educadores, fazendo com que não percam a noção da realidade, as condições da criança, conhecendo seus interesses, sonhos e receios, que constituem pontos essenciais para uma boa educação.

O desenvolvimento se dá através de um crescimento físico, mental e social, de acordo com as circunstancias vivenciadas influenciada pelas ocorrências do meio. Portanto a faixa etária são as dimensões da maturidade emocional, intelectual e física.

Observando as crianças, podemos perceber que a partir dos dois anos de idade cada individuo apresenta suas peculiaridades. Nesta faixa etária muitas delas podem se mostrar líderes natas, enquanto outras são quietas e recatadas. E já outras são “semelhantes a um furacão”, possuem vontade intensa e determinação inesgotável.

Existem também aquelas crianças que são felizes e sorridentes. Com um carisma incomparável. Todos com suas diversidades e diferenças.

Quando conhecemos nossos alunos e filhos somos capazes de identificar suas mudanças de estado de espirito, ficamos mais bem preparados a auxiliá-los com nossas atitudes compreensivas. Colocando-nos em prova, oferecendo uma experiência desafiadora.

A educação possui tanto função social, quanto psicológica.

A educação necessita de muito cuidado, calma e sabedoria porque ela influi sobre toda a vida de um individuo.

É dever de pais e educadores orientar seus filhos e alunos, ajudando na formação de seu caráter. Pois além de cuidados físicos temos que também nos preocuparmos com os cuidados morais. É ainda na infância que temos que observar as reações da criança, orientando-a e corrigindo-a. Os mesmos necessitam de disciplina e apontamentos para fazer o que é certo. É necessário que pais e professores observem o desabrochar de sua inteligência fazendo com que devagar eles percam as tendências negativas e desenvolvam as adequadas. Nunca se deve exigir obediência, sem antes fazê-los perceber as razões daquela situação.

A educação é responsabilidade da família. A função da escola é a de construir conhecimentos acrescidos de alguns valores. Portanto família e escola devem andar lado a lado, atuando em conjunto, ambos com dedicação, amizade e competência.

A escola é um dos agentes integradores da criança e do jovem na sociedade, além do encargo de instigar o conhecimento através do aprender, portanto a metodologia deve ser apropriada, envolvendo os educandos.

A instituição de ensino deve esforçar-se para que a aprendizagem seja significativa para o aluno. Com um planejamento e preparação adequados para os profissionais da educação, para que possam realizar um trabalho de qualidade, compreendendo que cada educando tem seu tempo e ritmo para adquirir seus conhecimentos.

A função da escola, como responsável do desenvolvimento social, é comprometer-se com a formação moral e profissional do cidadão, centrada nos pilares do saber. Para uma educação de qualidade precisamos ter educadores conscientes que seu desempenho é de conselheiro, estimulador, mediador e com um olhar sensível para trabalhar as diferenças de cada educando.

O profissional da educação não deve se limitar a cumprir currículos. Deve ser acima de tudo, um educador criativo e inovador. Estar sempre atualizado e respeitar os estágios de desenvolvimento psicológico do aluno.

A escola não tem apenas o papel de instruir, mas de formar o individuo. Promovendo o desenvolvimento integral de cada aluno levando em conta a dimensão mental, espiritual, física e social de cada um deles.

Escrito por : Jaqueline Dall’agno, Neli Pacífico Marteninghi e Morgana Bombana Susin.