RESUMO
A educação física escolar e a disciplina que trabalha o ser humano como um todo, prepara o cidadão para viver em sociedade dessa forma é importante que o profissional de educação física conheça as diferentes formas de abordagem dos conteúdos da educação física, assim como jogos dança, brinquedos e brincadeiras, as lutas fazem parte do conteúdo da educação física, porém é pouca abordada pelos professores nas escolas. O estudo tem como objetivo analisar a importância do conteúdo de lutas para os alunos do ensino fundamental. Para concretização desta pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura na Educação Física Escolar do tipo qualitativa e descritiva com a temática de fontes publicadas em periódicos, revistas, monografias, livros, artigos e bancos de dados. Durante o estudo foi possível observar que as lutas são pouco abordadas nas escolas por diversos fatores, entre eles a teoria de que as lutas podem contribuir para agressão e que só poderiam ser abordadas por especialista de lutas, porém, foi possível verificar que o conteúdo de lutas deve e pode ser abordadas por professores de educação física de forma lúdica e recreativa durante as aulas no ensino fundamental.

INTRODUÇÃO
As lutas fazem parte do conteúdo da educação física escolar e podem ser usadas como uma das ferramentas de auxílio para o professor na formação integral do aluno. As crianças estão cada vez mais em contato com as lutas, pois estão presentes nas novelas, esportes, desenhos, entre outros seguimentos, com isso a educação física escolar tem o papel de abordar as lutas como conteúdo pedagógico e fazer com que o aluno compreenda a diferença de luta para violência.
Existe diferentes tipos de lutas que podem ser abordadas pelo professor durante as aulas de educação física, entre elas podemos citar as lutas representativas como cabo de guerra e as lutas orientais mais complexas e conhecidas que fazem parte das olimpíadas como o judô, boxe, esgrima.
O conteúdo de lutas na Educação Física se justifica por inferir que através das lutas, o aluno desenvolve suas habilidades e agrega valores tornando-se mais crítico e disciplinado. O projeto poderá contribuir para uma visão mais abrangente do tema tanto por alunos quanto por educadores. Contribuindo assim, para formação do professor de Educação Física, para que este possa elaborar praticas pedagógicas para abordar as lutas de forma lúdica e recreativa.
O estudo tem como objetivo analisar a importância do conteúdo de lutas para os alunos do ensino fundamental II, apresentar a importância de se trabalhar as lutas nas aulas de educação física, descrever as principais metodologias utilizadas pelos professores nas aulas. Alencar os benefícios que o conteúdo de luta proporciona para os alunos no ensino fundamental II.
Um dos fatores que fazem com que as lutas sejam pouco abordas na educação física escolar e que alguns profissionais não se sentem confiantes em ensina-las. Outro fator aqui apresentado é que alguns professores não têm o conhecimento de como aplicar as lutas como conteúdo pedagógico, ou quando ensinam, visam o lado técnico das mesmas, de forma equivocada, pois esse não é o propósito durante as aulas de Educação Física. Por outro lado, quando o professor tenta abordar o conteúdo enfrenta algumas barreiras por parte da coordenação escolar e dos pais de alunos, com medo que o conteúdo desperte a violência, assim indaga-se qual a maior dificuldade enfrentada pelo professor de Educação Física em abordar as lutas como conteúdo da Educação Física Escolar?

2. CONTEXTO HISTORICO

Para melhor entendimento é importante compreender a origem das lutas e qual o seu significado. As lutas existem desde o início da história da humanidade e o homem às vêm utilizando como uma forma de se proteger e atacar para sua sobrevivência, ou seja, pode-se dizer que as lutas surgiram da necessidade do homem. Com o passar do tempo foram sendo aprimoradas e surgindo novas modalidades, que hoje são conhecidas como artes marciais, como o karatê, judô, taekwondo, boxe, esgrima, esses são os estilos de lutas mais conhecidos e que fazem parte das olimpíadas (LANÇANOVA, 2006, p. 11). Desde a época antiga temos registro de lutas a dois. A história de Davi, que matou Golias com uma pedra atirada por uma funda, é uma das descrições mais detalhadas (...) com sua arma simples Davi foi capaz de obter uma precisão comparada à de um samurai quando dá um golpe com sua espada (REID e CROUCHER, 2003, p. 21). Segundo Ferreira (2006, p.22) a origem das lutas e uma incógnita, pois o aprendizado das lutas era passado de forma oral de mestre para discípulo sem nem um registro documentado. Paraná (2006 apud BETT; SO, 2009, p.544) o que sabemos é que as lutas fazem parte da vida e da história do ser humano seja ela usada como forma de ataque ou defesa, para alguns povos as lutas são conhecimentos passado de geração para geração e usada como forma de combate para guerras, na formação de soldados. Na Grécia antiga os gregos praticavam uma luta chamada de “pancrácio” modalidade presente nos primeiros jogos olímpicos da era antiga, os gladiadores romanos, naquela época já faziam uso das técnicas de luta a dois, na índia e na china, surgiram os primeiros indícios de forma organizada de combate (FERREIRA 2006, p.38) Os gregos praticavam uma luta chamada de “pancrácio”, muito parecida com a luta conhecida hoje como Greco-Romana modalidade presente nas primeiras olimpíadas. Observa-se que as lutas estavam presentes desde o início da história do homem, dessa forma passam a ser um instrumento de auxílio ao professor de 10 educação física, assim como os jogos, dança, ginástica, entre outros esportes. Devemos a borda-la de forma histórica, social e cultural, pois as lutas estão presentes na vida do homem desde a pré-história. (FERREIRA, 2006, p. 37) Na pré-história os filhos dos homens primitivos brincavam com os filhotes dos animas, por isso pode ser dizer que existia uma brincadeira lúdica e também um aprendizado imprescindível como forma de preparação para a vida e de sobrevivência, assim entende-se que o hábito de lutar é muito antigo, seja para formação de soldados para as guerras ou competições esportivas. Os historiadores registraram que a luta era parte da educação ateniense. (LANÇANOVA, 2006, p 12) [...]