Altina Costa Magalhães

O homem para satisfazer suas necessidades e facilitar-lhe o cotidiano já inventou os mais variados instrumentos. A roda foi um destes e aí veio o carro de boi, máquinas industriais, o avião, e ao longo de sua história foram tantos inventos. Assim com o objetivo de obter rapidez e eficiência na solução dos problemas, geralmente cálculos complexos; armazenar dados e grandes quantidades de informações; buscar rapidamente as informações; diminuir o número de pessoas a realizar um trabalho, o homem inventou o computador e a informática. Tudo isto fez com que ele pensasse em desenvolver máquinas cada vez mais modernas potentes e ágeis, que pudesse auxiliá-lo a melhorar certos trabalhos. Observe-se que as necessidades do computador estão sempre atreladas ao tempo que este depreende para realizar uma tarefa, consumindo assim menos tempo e menos dinheiro.
Este trabalho objetiva apresentar os componentes básicos do computador e refletir sobre o que a informática propicia no campo educacional, do trabalho, do lazer. O mesmo faz relevantes considerações sobre o assunto bem como oferece orientações interessantes para que se possa fazer uma compra de um bom computador.
Do primeiro computador em 1946- o ENIAC - até hoje esta invenção evoluiu numa velocidade surpreendente e os projetistas aproveitam as últimas novidades da tecnologia eletrônica para construírem projetos mais modernos, sofisticados e eficientes para atender aos diversos interesses e necessidades da sociedade atual.
Os computadores são classificados pelo porte: (grande) mainframes, (médio) minicomputadores, (pequeno) microcomputadores, estes divididos em duas categorias: desktops e os portáteis. Todos realizam funções idênticas, mas em escalas diferentes. São classificados em termos de capacidade de processamento; velocidade do processamento e volume de transações; sofisticação do software disponível e compatibilidade; tamanho da memória e tipo de UCP.
Um computador é um dispositivo eletrônico concebido para manipular símbolos, dados, com rapidez e precisão; para receber dados de entrada e rapidamente os processar de modo a obter dados de saída, baseados em instruções que também são dados de entrada.
O processamento de dados é representado neste esquema: Dados de entrada> Processamentos> Dados de saída. Os dados de entrada são as informações passadas para o computador através dos periféricos de entrada que permitem a interação humana com a máquina. O processamento dos dados é a obtenção de resultados de algum cálculo ou a geração de imagem, o responsável por esta atividade é o processador, que além de processar os dados é também o controlador de todo o funcionamento da máquina, operando os dispositivos de entrada, armazenamento e saída. Dados de saída são as informações finais geradas através do processamento dos dados de entrada e chegam até o homem através dos periféricos de saída. Todo este processo é gerado por uma série de interconexões entre os componentes de dentro do computador.
O microcomputador é formado por componentes físicos ou hardware que são: Gabinete que possui uma unidade de fonte elétrica e locais de encaixes para as placas que são grupos de circuitos elétricos que comandam o computador e seus periféricos.
A placa mãe possui circuitos integrados que reconhecem e gerenciam o funcionamento do hardware e nela fica acoplado o processador, permitindo assim que o processador se comunique com todos os periféricos instalados.
O processador ou CPU é composto por uma unidade aritmética e lógica ? ULA - e uma unidade de controle ? UC - e uma memória central que tem as funções de realizar cálculos e comparações lógicas, manter o funcionamento do hardware e administrar na memória principal o programa, os dados e o seu processamento.
A memória principal ou memória RAM fica encaixada na placa mãe, é volátil, quanto mais memória RAM o PC, tiver maior rapidez no funcionamento. A memória auxiliar ou ROM armazena definitivamente programas e dados, não volátil. O disco rígido fica no gabinete, memória permanente do computador.
Em informática deve-se considerar a capacidade de armazenamento de dados, isto ocupa espaço e, é medida em bits e bytes. Um bit pode armazenar apenas um dígito "0" ou um

dígito "1" e são agrupados em grupos de 8 formando um byte. A quantidade de espaço é medida em bytes sendo os seus múltiplos: o Kilobyte, megabyte, o gigabyte, e o terabyte...
Quando utiliza um computador o usuário não se preocupa com a sua parte física, suas funcionalidades e especificidades das máquinas. Entretanto é conveniente que ao escolher um computador seja feita uma análise detalhada do equipamento, do trabalho que se pretende desenvolver tendo-o como suporte, da quantidade de pessoas que irão utilizá-lo, da faixa etária dos usuários. Deve-se levar em conta que ele servirá para pesquisas, digitação, desenhos, jogos, e até produção de vídeos.
Então depois desta análise é relevante que se leve em consideração alguns pontos fundamentais para que a compra seja segura. Que o fabricante e a marca sejam reconhecidos no mercado, que seja oferecido serviço de atendimento ao cliente. E que não se compre um produto que logo fique desatualizado. E agora o mais importante a qualidade do processador, da placa mãe, do teclado e do mouse que deverão ser robustos, que seja tela de LCD com um mínimo de 15 polegadas, de até 04 gigabytes de memória RAM e 500 GB de HD, porque possui maior capacidade de armazenamento de dados e arquivos e maior velocidade no processamento das informações, que possua leitor de cartão de memória, o máximo possível de portas USB, sistema operacional Linux, pois não é atacado por vírus. A configuração do computador é tão somente a "receita" do mesmo, esta deve ser bem analisada antes da aquisição. Por isto vale frisar que é importante o conhecimento sobre os equipamentos para avaliar se um computador é mais ou menos potente e a relação custo/benefício que ele vai oferecer para o usuário.
A informática estuda o tratamento automático e racional da informação, esta por sua vez é o suporte dos conhecimentos e da comunicação nos domínios técnicos, econômicos e sociais. Dentro da informática destaca-se o computador como uma máquina arquitetada para ser utilizada para o tratamento de dados e a obtenção de informação, na escola ou em qualquer outro setor da vida humana. O impacto das novas tecnologias, especialmente o computador e a informática tem provocado mudanças no cenário social e educacional, ainda que de forma lenta e gradativa a Escola vem tentando incorporá-la e adaptá-la à sala de aula, muitos são os obstáculos, mas já existem inúmeras contribuições que revelam que o computador e a informática são ferramentas que facilitam a criação de novas estratégias de ensino-aprendizagem e auto capacitação e "sua utilização se torna um meio concreto de inclusão e interação no mundo" (SANTOS, 2006, p. 57 apud LÉVY 1999).
Os computadores e a informática imprimiram à sociedade contemporânea uma terceira revolução que aumentou em muito a capacidade intelectual das pessoas com impacto direto na ciência. Esta revolução não para. A cada dia o preço desta ferramenta decresce, as oportunidades de uso se multiplicam, e a quantidade de usuários aumenta de maneira significativa. E a Escola não pode de forma alguma ficar à margem desta revolução.

REFERÊNCIAS

Como funciona o computador, minas gerais. n.3, 1997. Disponível em : Introdução à Informática, http://www2.ufp.pt/~lmbg/textos/intro_inf.pdf .Acesso em: 29 maio 2010.
Componentes do Computador, http://venus.rdc.puc-rio.br/rmano/comp.html
David A. Patterson e John L. Hennessy, Organização e projeto de computadores - A interface HARDWARE/SOFTWARE. Editora LTC, segunda edição.Acesso em:29 de maio de 2010.
Fernando de Souza Meirelles, Informática - Novas aplicações com microcomputadores. Editora Mc Graw Hill, segunda edição.
Introdução ao Processamento de Dados, http://www.bvbv.hpg.ig.com.br/acervo/info/info12.html
Microinformática, http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_suma.htm
Redes, endereços, nomes e serviços, http://www.dei.isep.ipp.pt/~andre/documentos/redes-introducao.html
Surf the Web, http://www.learnthenet.com/english/html/84domain.htm
SANTOS, André Luis dos. Informática aplicada a educação/ André Luis dos Santos, Simone Costa Andrade - São Luís: UEMA / NEAD, 108p,2006.