O computador como principal ferramenta de actividade docente nas escolas Secundárias: Um caso de Reflexão na Cidade de Nacala - Porto

Por Orlavio Carlos Averu | 30/08/2018 | Educação

Resumo

O computador como principal ferramenta dos docentes nas escolas Secundárias de Nacala-Porto, para melhoria de “actividades pedagógicas” - Caso concreto das Escola secundárias da cidade. Esta investigação surge pelo facto de ter constatado que o não uso de computadores por parte de muitos professores nas Escola secundarias,  visto que todas escolas possuem uma cadeira chamada de Tecnologias de Informcao e Comunicacao ( TIC’s), faz com que os resultados dos trabalhos de natureza pedagógica não se apresentem dentro do tempo útil e com a qualidade almejada, criando assim constrangimentos ao gestor pedagógico, já que estes fazem-nos apenas em formatos físicos, como por exemplo: cadernetas de professores e outros documentos onde os dados são preenchidos e processados manualmente, embora estejam disponíveis meios informáticos capazes de resolver isto com precisão e em tempo recorde. O objectivo geral desdobrou-se em específicos, nomeadamente: (i) Identificar as causas de limitação de uso do computador por parte de muitos professores daquela escola; (ii) Propor estratégias no uso do computador para a melhoria do trabalho docente. (iii) Propor simples base de dados a partir do aplicativo Folha de Cálculo (Excel), para introdução e processamento de dados pedagógicos. Desta forma foi usada  um como recurso à metodologia qualitativa, mas especialmente um estudo de caso; os instrumentos de colecta de dados utilizados foram a revisão bibliográfica, e a entrevista estruturada aos membros de direcção pedagógica da escola e alguns professores. Os resultados obtidos na investigação apontam que a implementação do computador no processamento de dados pedagógicos por parte dos docentes nas escolas secundárias, promove uma excelente qualidade de informação a ser produzida.

Introdução

De facto foi constatado que há muita limitação no uso do computador por parte de muitos docentes, concretamente nas escola secundarias em análise, muito embora eles tenham se beneficiado de alguma formação básica nesta matéria e que a escola tenha disponibilizado recursos informáticos.

Estas limitações, muitas vezes põem em causa o cumprimento satisfatório dos prazos e a qualidade de trabalhos pedagógicos executados pelos professores, já que estes continuam a processar dados usando técnicas e meios remotos (execução manual de dados, usando canetas, papeis ou cadernos, réguas, calculadoras).

Com os avanços das tecnologias de comunicação e informação,e no quotidiano das novas evolucoes tecnologicas, entende que os docentes devem estar em sintonia, isto é, conhecê-las e dominá-las, o que significa desenvolver as competências, as capacidades e habilidades que visam não só o uso das mesmas no desenvolvimento de aulas como também na construção de novos conhecimentos, valorizando os diferentes aplicativos que as mesmas oferecem para se servirem na resolução de simples e complexos problemas práticos da sua carreira profissional.

Justificativa

O tema surge pelo facto ter constatado de que há limitação no uso de meios informáticos por parte de muitos docentes das Escola secundarias da cidade de Nacala- porto, contribuindo negativamente no funcionamento normal do sector pedagógico. De igual modo, a pertinência deste trabalho reside no facto de demonstrar de forma clara e objectiva as linhas que orientem ao sector pedagógico e ao corpo docentes a usufruírem das oportunidades que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação lhes proporcionam para as demais actividades, tendo como enfoque: o tratamento automático de dados pedagógicos com vista a responder pontualmente as exigências dos prazos de sua entrega, estabelecidos pela respectiva direcção pedagógica o que poderá garantir uma melhoria significativa do desempenho de ambos (sector pedagógico e corpo docente).

Artigo completo: