A cerâmica é considerada como o material artificial mais antigo já produzido pelo homem, e é um material de grande resistência encontrado frequentemente em escavações arqueológicas.

Muitas pesquisas apontam que a cerâmica é criada há mais de 15 mil anos, e a mais conhecida e mais antiga é a cerâmica japonesa.

O começo dos trabalhos em cerâmica

Os trabalhos em cerâmica japonesa começaram a acontecer no oriente, em uma região onde os homens começaram a sair das cavernas e começaram a se tornar bons agricultores, com isto o homem acabou encontrando uma grande necessidade de buscar um abrigo, mas também acabou notando que iria precisar de uma série de tipos de vasilhas para que possa armazenar as águas, alimentos que foram colhidos, e ainda sementes existentes a próxima safra. As vasilhas deveriam ser bastante resistentes, além é claro de impermeáveis bem como de fácil fabricação, todos estes tipos de facilidades foram encontradas definitivamente na argila, deixando assim uma série de pistas sobre várias civilizações e ainda culturas que existiram no oriente a milhares de anos.

A cerâmica é um tipo de atividade de produção existente de artefatos a partir da argila, isto que se torna algo muito plástico e ainda fácil de moldar quando está umedecida. Depois que ela é submetida as secagens para retirar a sua maior parte de água, a peça que é moldada acaba sendo submetida as altas temperaturas, tudo isto em torno de 1000 graus, o que acabam atribuindo uma série de rigidez e ainda resistência mediante uma série de fusões de alguns componentes de massa e ainda em alguns casos acabando por fixar todo o esmalte existente na superfície.

O Japão é considerado um dos países onde a cerâmica floresceu com uma grande intensidade, o país não tem somente um grande número de ceramistas mas também um grande contingente de apreciadores deste tipo de trabalho.

Muitas das peças são criadas com uma utilização prática, enquanto que outras delas acabam se caracterizando por toda a criatividade, procurando assim aliar as técnicas tradicionais para o design. Outros vários ceramistas tem como meta a beleza, procurando ignorar o caráter funcional dos objetos que foram criados.