O CLIMA ESQUENTOU O AMBIENTE? 

Sempre procuramos trabalhar no melhor ambiente possível, mas seu espaço de trabalho não necessariamente é uma reunião de amigos, pois as pessoas que rodeiam você foram escolhidas pela capacidade profissional, e não pelas afinidades pessoais que possam vir a ter.

Com a pressão do dia a dia, essa convivência ás vezes fica mais difícil do que deveria.   O que fazer quando você não está se dando bem com os colegas corporativos? O primeiro passo é básico: analise por que isso está acontecendo.

Se o problema é por que seu colega anda negligenciando suas obrigações e sobrecarregando você, o melhor é chamá-lo para uma conversa educada, expondo o ponto de desgaste.

E quando um colega está pegando no seu pé? Exponha pontualmente, todas as situações em que ele passou da medida. Feito isso, pergunte se há algo que os dois possam fazer para que o relacionamento melhore.

Agora, se perceber que entre você e o colega não há afinidade, desenvolva a sua capacidade de conviver com o diferente e pense que seu espaço de trabalho não é a sala de sua casa. Nela, você convive com pessoas queridas. No ambiente corporativo, precisamos ter maturidade para lidar com quem não é amigo, sem deixar a educação de lado. Isso é parte da sabedoria de viver.

Muitos times de futebol já foram campeões sem ter um ambiente amigável, mas eram profissionais acima de tudo. Nos dois casos, se nada resolver, o jeito é conversar com a chefia. De modo transparente apresentando exemplos práticos e reais sem emoções – e peças providências. Apenas seus superiores têm a responsabilidade de cobrar coisas. Não faça como alguns inadequados que, de vez em quando, decidem se cobrir com o manto da autoridade. Por último, não importa quão grossas as pessoas sejam com você, não caia na tentação de agir igual, siga sem se desviar de suas crenças e trate-as da maneira mais educada possível. Lembre-se que quem grita primeiro sempre perde a razão.

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em gestão de pessoas

Autora do livro: As Tendências Globais em Gestão Treinamento e Desenvolvimento