O sucesso do primeiro trabalho da mesa redonda entre as partes do conflito regional sobre o Saara marroquino em Genebra, na Suíça, 5 e 6 de Dezembro de 2018, reflete pela primeira vez o contato direto entre o Marrocos e  Argélia,  por uma lado e a Polisario e Mauritania, por outro lado.

Esta foi uma oportunidade para que o Marrocos e Argélia discutem as questões e avançem no processo, em conformidade com as resoluções da ONU, neste encontro  em Genebra, Suíça, tendo em vista encontrar uma formula para sair do impasse do saara ocidental, considerado como um conflito regional que ameaça a segurança e a estabelidade em toda a região do Sahel e Saara.

Após esta mesa redonda realizada, 5 e 6 de Dezembro de 2018, que reuniu as partes que alimentam o conflito regional sobre o Saara marroquino, uma reflexão se possa eliminar  as divergência na próxima reunião, traduzindo uma vontade da política de  integração conforme as últimas resoluções da ONU.

Os elementos que possam levarar ao sucesso destes trabalhos devem ser a paz, a segurança, a estabilidade da região e o fortalecimento das relações através de um compromisso ou até mesmo através de um espírito de prevalecimento.

As partes envolvidas neste clima de negociação e que pensam como um espírito de paz pela região do sahel-saara confirmam no final destas reuniões, através de  um compromisso, a boa vontade de todos ajudar para criar um clima desvinculado de qualquer situação de curto prazo, suficiente para construir uma condição ao longo prazo.

O que se aparenta no final é tomar consciência da importância da resolução do problema, porque manter um espírito de otimismo depende de conversações realistas que garantem o clima da vontade traduzir os fatos em prol da estabelidade e integração nas  próximas reuniões.

O Marrocos e Argélia, os protagonistas deste encontro entendem através de seus membros da delegação sarauí, especialmente sobre o papel da integração do povo sarauí na política pública e  nos programas de desenvolvimento de Marrocos, o que traduz as prespectivas da juventude e das mulheres sarauís catalisadores da integração, da verdadeira solução dos problemas regionais e da estabelidade socioeconómica da região do Saara e sahel.

O Marrocos tem declarado estar  em uma boa preparação para participar na próxima mesa-redonda, prevista nos primeiros três meses de 2019.

A relação entre a Argélia e o Marrocos, baseada sobre os laços históricos, culturais e religiosos, continua sendo a fonte pela qual se  emana uma tal solução definitiva da questão do saara ocidental, mudando nas próximas reuniões não somente a vontade da integração dos setores sociais, políticos e econômicos, mas da abertura das fronteiras, e da conscência de ir em frente num passo numa nova arena bilateral.

 

Lahcen EL MOUTAQI

Professor Universitário- Rabat- Marrocos