“O CLIMA, A INFORMAÇÃO E A POLÍTICA GLOBAL”

 

Welinton dos Santos é economista

 

      A Humanidade faz parte de um jogo de xadrez global, onde cada jogada interfere nas ações dos seus interlocutores.

      Neste imenso tabuleiro da economia global interesses econômicos priorizam ações de exploração do petróleo ao desenvolvimento técnico-científico em questões sociais, estudos de solo, recuperação ambiental e o desenvolvimento da sustentabilidade.

      Os interesses financeiros de pequenos grupos estão prejudicando a coletividade na razão da manutenção da vida.

      Enquanto evoluímos nas áreas de telecomunicações e medicina, ficamos de braços presos quando o assunto é paz.

       A bandeira da paz deve ser espalhada por todos os meios de comunicação possíveis, bem como a tolerância, o entendimento, o conhecimento, a ética, como o reflexo do espelho do AMOR!

        A única ferramenta que pode vencer a intolerância entre os povos é o amor.

        Os efeitos climáticos estão presentes na atual sociedade e tenderão a afetar o modo de nossa subsistência.

        Não podemos ficar parados como uma peça no tabuleiro orquestrado pelas políticas globais, mas sim sermos agentes de transformação de nossa sociedade, cobrando oportunidades de trabalho e renda, com destaque para corrida por alternativas de energias limpas, duradouras e auto-renováveis, através de ideias no mundo dos sonhos e realização no mundo da matéria.

         A educação de interação social pode agregar valor a conhecimentos pouco difundidos que podem ser maximizados com retorno a uma sociedade mais justa e digna. Os seguimentos deste desenvolvimento envolvem profissionais de diversas áreas da ciência e do urbanismo. Até mesmo a internet pode ser um instrumento em auxílio desta nova realidade.

         A vida pode não ser perfeita, quando usamos lágrimas para irrigar a tolerância abrimos as janelas da sensatez.

         O papel dos políticos na nova fase de reorganização da vida social no planeta é importantíssimo para a sobrevivência das futuras gerações.

          Enquanto organizações que dizem serem defensores dos direitos coletivos tenham em sua administração permanente os principais vendedores de armas do mundo, pouco será de fato melhorado, seria como pedir para o rato tomar conta do queijo. Estes são os símbolos de um novo tempo para Humanidade que pode abalar os sentimentos individuais e coletivos, prejudicando a moral humana em detrimento ao poder.

          Buscar novas alternativas frente a um mercado global acirrado, através do auxílio de cada um, com muita simplicidade e humildade, através de idéias, sugestões e ações, com certeza deve ser o papel de cada membro desta sociedade.

          Agora é hora de mudar o nosso tempo, repensar a nossa existência, buscar o equilíbrio com a natureza e principalmente buscar as informações necessárias para transformar nossa realidade. O Homem evolui com a construção da verdade, neste ponto começo a questionar o porquê de não dizer a verdade sobre a gravidade das mudanças climáticas? Acredito que medo da impopularidade afeta as decisões e esclarecimentos dos políticos do mundo, enquanto isto, vidas serão ceifadas do planeta, sem ao menos termos o direito de saber as razões desta verdade, até quando os Homens serão egoístas e mesquinhos nos seus interesses de riqueza?

          Quantos tsunamis e Haitis observaremos para que a população mundial perceba que somos apenas uma peça deste tabuleiro de interesses individuais.

           O Homem é capaz de mudar a sua realidade, portanto chegou à hora de uma nova realidade, em que a busca da felicidade coletiva seja a soma dos esforços de todos na sobrevivência dos povos do planeta Terra como SÍMBOLO DO AMOR!