O Círculo de Viena.

 Escola de Viena foi fundada basicamente no início do século XX, precisamente no ano 1920, por uma comunidade de cientistas denominados de filósofos lógicos da Ciência.

Essa comunidade foi liderada pelo principal deles, cujo nome Rudolf Carnap, naturalmente que participaram  filósofos famosos, na elaboração e desenvolvimento do chamado círculo positivo lógico.

 Entre eles: os participantes da mesma Escola, Otto Neurath, Moritz Schlich, Hans Hahn,  esse grupo sofreu influência de outros pensadores importantes os quais não podem ser desconsiderados.

Entre eles: Einstein, Russel e Wittgenstein, esses últimos são os principais representantes como cientistas contemporâneos.  A nova formulação do mundo, só poderá ser entendida com a colaboração dos referidos.

Qual a importância desses filósofos do círculo de Viena, é que eles formaram uma Escola fundamental para o entendimento da evolução da Ciência no tempo histórico, a qual se entende por positivismo lógico ou empirismo lógico.

 A utilização da linguagem na construção de uma Filosofia científica que através da linguagem possa construir uma lógica aplicativa ao fundamento do método empírico ou o que determinamos de empirismo indutivo.  

Em que consiste basicamente a Filosofia da linguagem ou o positivismo lógico, o saber científico deve ser eliminado dele mesmo, todas as formas de conceitos vazios, sem significação empírica, eliminando os problemas metafísicos.

Tudo o que for analisado deve ver submetido aos critérios do chamado método do verificacionismo, no uso da razão lógica. Apenas a observação empírica poderá possibilitar alguma afirmação científica. 

Sendo desse modo, a verdade ou a falsidade só pode ser comprovada quando o método for empírico, dessa maneira os enunciados sintéticos forem provados empiricamente.

Para eles não existem um saber a priori da realidade, sem que antes haja a comprovação do fato empírico, então o chamado saber apriorístico é uma ilusão, isso a respeito de tudo que se refere especificamente à realidade. 

As leis da realidade são sempre a posteriori, porque antes de tudo necessita da experiência, o mecanismo do processo experimental é fundamental dado ao sistema da lógica aplicada por meio do simbolismo lógico, o que se permite ao entendimento a evidência pela classificação e entendimento.

Edjar Dias de Vasconcelos.