O CARPINTEIRO - QUAL O EXEMPLO DEIXADO NO FILME!

 

O que dizemos quando uma ação nos faz sentir melhor. Meios não faltam para acreditar na força, fé e esperança que encontramos através de atos por indivíduos que não conhecemos.

 

Mensagens, leituras, conselhos, exemplos, erros, decepções, alegrias e angústias são os desafios encontrados no plano terreno. Isso acontece todo dia, até mesmo com um ente querido. Digo-lhes, pois, conheci amigos e, ou vizinhos que perderam filhos, marido, esposa, mãe e tiveram uma grande superação com isso. Assim mostra o filme - O Carpinteiro.

 

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um adolescente de 15 anos chamado Mateus em conflito com seus pais que estão em processo de separação. Um mestre solitário em carpintaria de nome Ernesto faz algo impressionante. Os nomes dos autores são americanizados, mas, aqui escrevo em nossa língua para nossos leitores. Na série é Mathews e Ernest.

 

Matheus, um adolescente enfurecido, encontra perdido em comportamentos estranhos vandaliza a Igreja Evangélica de seu bairro por não acreditar em Deus, devido um pedido que o fez para ELE para que seus pais não se separem. A história é bem simples, ou seja, simples para alguns no mundo contemporâneo e complexo no meio familiar. Afinal, concomitantemente encontramos adolescentes com comportamentos adversos e nada fazemos e não ouvimos seus gritos, clamores de socorro. Vimos esse estereótipo na escola, no baile, nas ruas, no cinema, no ônibus...

 

A história se repete. Sempre culpamos alguém por nossos atos involuntários e, muitas vezes não acatamos o nosso próprio comportamento. E qual a mensagem deixada nesse filme? Pais em conflitos, jovens rebeldes, separação, faltam de fé, desilusões.

 

Ernesto, o velho carpinteiro lançou uma proposta ao menino. Mateus teria que fazer uma pergunta toda vez que ele fosse tomar uma decisão. E disse-lhes:

 

- Em seus passos o que Jesus faria?

 

Aqui lhes deixo a vontade de seguir seu próprio caminho conforme conta o filme e repasso a vocês em assistir esse belo filme. Tirar seus ensinamentos através da história de Mateus para o nosso dia-a-dia.

 

Sempre encontramos pessoas que nos auxiliam em boas ações. São os mensageiros ou anjos que nos auxiliam como enfrentar nossos medos. Pessoas que nos conduzem a sair de situações complexas e amenizam nosso fardo. A mensagem é digna de inspiração para todos.

 

Ademais, muitas vezes conquistamos a confiança de alguém com um simples acordo e prudência. Claro, também com fé e esperança nos ensinamentos deixados pela Sagrada Escritura. Essas pessoas nos faz um bem tamanho e são pessoas que já passaram por situações na vida.

 

No meio das disparidades sociais; doenças contagiosas, corrupção, desemprego, fome, sempre somos encorajamos por pessoas com atitudes de encontrar no caminho um bom samaritano.   

 

TEXTO E CRIAÇÃO DE WILAMY CARNEIRO

 ____________________

Professor Wilamy Carneiro é especialista em Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. É escritor, pesquisador e poeta. Graduado em Ciências (Matemática) e Edificações (Construção Civil). Membro da ALMECE – Academia de Letras dos Municípios do Ceará. Bacharel em Direito pela flf – Faculdade Luciano Feijão. Nas horas de interação publica Literatura Popular. É colaborador de artigos jurídicos na web. Entre eles “Direitos Sociais no Brasil – Breves Comentários.” “Mobilidade e Acessibilidade dos Passageiros.” “As Grandes Migrações do Mundo Moderno”. Autor de livros em crônicas, poesias e OS Estados Unidos de Sobral.