“O CARNAVAL E A SEMANA SANTA”

 

 

O Carnaval é uma tradição cultural que faz parte do calendário brasileiro. É um momento de festividade e descontração. A semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a paixão, Morte e Ressurreição de Jesus cristo

 

Quem é brasileiro vive dois dos maiores e mais marcantes momentos de nosso calendário durante os doze meses. “A Semana Santa e o Carnaval.”

 

Precedidos logo nos primeiros meses do ano, o primeiro “A Festa do Carnaval” tradição cultural – É considerada a maior Festa Popular e mais representativa do Mundo. A primeira manifestação carnavalesca no Brasil iniciou-se no período colonial. O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que apareceram na Europa. Também relembrada na França , Itália e em outros países.

 

O segundo maior momento do Calendário Litúrgico é “A Semana Santa”- Após os dois primeiros meses do ano em que o Calendário anuncia em Janeiro o Batismo do Senhor, seguindo no segundo domingo a Epifania [1] e o início do Tempo Comum, seguindo até o mês vindouro – Fevereiro, dia 28 como fim do Tempo Comum, iniciando, porém para os cristãos no dia primeiro de março com o início da Quaresma, tempo representativo de quarenta anos do sofrimento de seu povo, e para os cristãos, quarenta dias de Jesus levado pelo Espírito Santo ao deserto, (Mateus 4, 1-11) que antecede a Celebração da Páscoa. Páscoa é a passagem da morte para a vida – É a ressurreição de Jesus de Nazaré (Lucas 22, 14-62) e João- 13). [

 

Segundo Evangelho de São Lucas 22,8-14 - Jesus enviou Pedro e João dizendo:

 

“Ide e preparai-nos a Ceia da Páscoa”... (14) Chegada que foi à hora Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos. Disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa antes de sofrer. Em outras palavras o evangelista São João nos fala sobre a Páscoa no Jantar em Betânia. – “Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus à Betânia, onde vivia Lázaro, que o ressuscitara. Deram ali uma ceia em sua honra. Maria servia e Lázaro era um dos convivas”. (Jo 12, 1-3)

 

A quaresma começa a partir da quarta-feira de cinzas, e termina no Domingo de Ramos, naquele tempo Jesus e seus discípulos aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no Monte das oliveiras. A multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. (Mt 21, 1-11) em que Jesus Cristo fez sua trajetória de 40 (Quarenta) dias no deserto e os sofrimentos que ELE suportou na cruz. [2]

 

Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa, o povo cristão dedica-se a momentos de espiritualidade com orações, reflexões, jejum, penitências, confissões, procissões relembrando o percurso de Jesus no encontro de sua Mãe Maria, fazendo a Via – Crúcis, o exercício da Via-Sacra(Caminho da Cruz). A igreja durante a quaresma usa vestimenta roxa representando a tristeza e dor de seu povo. [3]

 

“Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada Igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor em quem o tinha confiado.” (Atos dos Apóstolos 14: 23). [4]

 

Epifania significa aparição, normalmente relacionado com o contexto divino e espiritual, relacionada à festa cristã Uma comemoração na igreja a seus discípulos e início de sua vida pública com o Milagre de Caná, considerado como o primeiro dos milagres de Jesus. (Jo 2, 1-11)

 

Em um momento, O Carnaval - A Maior Festa Popular já conhecida, celebrada em todo país, onde as pessoas se trajam, fantasiam de personagens da época, decoram suas ruas e avenidas, desfilando pelas ruas das cidades com carros alegóricos e animadas escolas de samba. A primeira escola de samba surgiu na Cidade Maravilhosa, no Rio de Janeiro. Criada pelo sambista Ismael Silva. A escola chamava-se “Deixa Falar”. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. [5] História do Carnaval.

 

O carnaval de rua tomou conta dos foliões e teve suas tradições originais nas regiões Nordeste do Brasil. Nas Cidades de Olinda e Recife, os foliões percorrem pelas ruas da cidade durante o carnaval no ritmo do frevo e maracatu. Em Recife os bonecos gigantes de pano são as principais atrações da cidade durante o Carnaval.

 

O Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo está localizado em um dos bairros centrais da Cidade do Recife em Pernambuco, na Região Nordeste. O Bairro São José fica na região central da cidade, foi considerado pelo Guinness Book em 1995, o maior bloco de carnaval do mundo, arrastando mais de 2,5 milhões de foliões. Atualmente conta com um rival carioca em tamanho o Bloco Cordão da Bola Preta. [7]

 

Em Salvador grande trios elétricos animam a folia, com cantores e músicas nordestinas, além dos blocos em destaque como o Olodum, os blocos de ruas;  o Ileyaê, e Afoxé Filhos de Gandhi. Em São Paulo, grandes escolas de samba desfilam no sambódromo do Anhembi, na Zona Norte.

 

Em abril, terminada o “Tempo da Quaresma” no primeiro domingo do mês inicia a solenidade do “Domingo de Ramos”. Ato litúrgico e representativo da História e passagem do Senhor, com solenidade em todo país da Quinta-Feira com a (Ceia do Lava Pés), na Sexta conhecida pelos Católicos e Povo Cristão da Sexta- Feira da Paixão do Senhor, e no sábado a Vigília Pascal. [6] Calendário No domingo após a Paixão de Cristo, Morte e Ressurreição do Senhor, iniciamos a Festa da Divina Misericórdia. Jesus nos mostra que venceu a Morte.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Dois, são os momentos de um povo. O primeiro A maior tradição da Festa Popular do Mundo e o segundo uma tradição religiosa que abre solenemente a Semana Santa no Domingos de Ramos com a entrada triunfal de Jesus de Nazaré em Jerusalém, fonte de inspiração e Fé do Nosso Senhor Jesus Cristo, recebido com ramos de palmeira.

 

Nesse dia são comuns procissões em que os fiéis levam ramos de palmeira ou oliveira dando origem ao nome da celebração. Àquele que deu sua vida para a Salvação do Mundo, na conversão de nossos pecados – Jesus.

 

 

REFERÊNCIA

                                                                       

 

Entrudo: Festa de origem portuguesa que na colônia, era praticada por escravos. Estes saiam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando bolinhas e água de cheiro nas pessoas.

 

[1] Epifania do Senhor: (do grego- que significa” a aparição, um fenômeno miraculoso)ou Teofonia( do grego- uma festa religiosa cristã que  comemora a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado. No cristianismo ocidental, esta festa lembra primeiramente a visita dos Três Reis Magos enquanto no oriente lembra o batismo de Jesus.

 

Milagre de Caná. Bodas de Cana é um perícopa bíblica narrativa exclusivamente no Evangelho de João (Jo 2, 1-11)-A transformação de água em vinho

 

[2] Quaresma: período de tempo de quarenta dias, que antecede a primcipal celebração do cristianismo: A Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. Começando a partir da quarta-feira de cinzas. É costume católico de recordar a morte e ressurreição de Cristo.

 

[3] Via- Cruzis- do latim Via Crucis” Caminho da Cruz”- é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário  O exercício da via –sacra.

 

[4]http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/atos-dos-apostolos/14/ Acesso em 09 de março de 2017.

 

 

[5] História do Carnaval no Brasil Acesso em 09 de março de 2017.

 

[6] Calendário Litúrgico- Paulus.pt/calendário-liturgico. Acesso em 10 de março de 2017.

 

[7] www.galodamadrugada.org.br/index.php/o-galo/historia. Acesso em 10 de março de 2017.

Páscoa –  É a ressurreição de Jesus de Nazaré, que havia Sido morto na cruz. É a história de Deus sobre tudo o que fere e mata na vida. Segundo o Novo testamento é a passagem da morte para a vida. (MT 26, 17-56)

 

 

 

Sites:

 

 www.significados.com.

 

www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria

 

www.brasil escola História do canaval no Brasil.

 

www.paulus.pt/calendario-liturgico-2017