O sambódromo é o local onde escolas de diversas localidades do Estado do Rio de Janeiro se encontram para realizar a festa mais famosa do mundo: o carnaval carioca. Escolas de diferentes regiões apresentam seus desfiles cheios de alegria. O glamour e muita empolgação e garra também se fazem presentes com o intuito de mostrar ao público e, principalmente, aos jurados de que é digna de merecer o título de campeã do carnaval.

Na baixada Fluminense temos a Beija-Flor de Nilópolis que possui 12 títulos e é uma das mais queridas da Sapucaí. A GRES Acadêmicos do Grande Rio que é conhecida como a queridinha das celebridades e possui sua quadra no Município de Duque de Caxias. E a recém-chegada Inocentes de Belford Roxo, campeã do desfile do Grupo de Acesso do carnaval carioca de 2012. Na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, temos a São Clemente e da Zona Oeste, a Mocidade Independente de Padre Miguel.

A Zona Norte é a região que possui mais escolas na cidade do Rio: Mangueira, Salgueiro, Portela, Imperatriz Leopoldinense,União da Ilha do Governador, Vila Isabel e Unidos da Tijuca são as escolas de samba que representam a região suburbana da cidade, que é considerada a progenitora do samba.

Ingressos de carnaval ficam ainda mais valorizados com as disputas entre as escolas

A disputa entre as escolas é bastante acirrada. O que faz valer cada centavo gasto nos ingressos do carnaval. Nos últimos anos, as escolas Beija-Flor de Nilópolis, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Vila Isabel, vêm brigando pela colocação de 1º lugar. No ano de 2012, a Unidos da Tijuca foi campeã do carnaval carioca com o samba enredo: “O Dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão” do carnavalesco Paulo Barros.