O CARÁTER PEDAGÓGICO DA GESTÃO ESCOLAR

Professor Me. Ciro José Toaldo .

“A educação, como prática social, constitui direito social do indivíduo. Historicamente, muitas lutas foram desenvolvidas buscando garantir esse direito a todos, a partir da expansão e da  democratização das oportunidades de escolarização”.

Pelo estudo que estamos encerrando e, até pelas entrevistas  realizadas, a gestão educacional precisa passar, indiscutivelmente, pelo processo de democratização na escola. Esse processo precisa se efetivar no aspecto interno, que leva a  participação de toda a comunidade escolar, onde todos se unem  para efetivar, por exemplo, o Projeto Político Pedagógico. No caso da  EMEIEF Vereador Odércio Nunes de Matos - estamos passando por esse processo. E, em entrevistas e conversas com os professores, alunos e demais funcionários, percebemos que todos estão entendendo a importância de todo esse processo de participação. Talvez, como esboçado por alguns pais, precisamos efetivar um maior contado com os aspectos externos da escola e, justamente é essa função social da escola que tenhamos que divulgar e incrementar um pouco mais.

A nossa escola e o processo que envolve a educação em nosso país, ainda não se concretizou aquele sonho de Paulo Freire, onde devemos romper os muros da escola, não podemos apenas pensar e socializar o mero conhecimento faz-se necessário demonstrar o caráter pedagógico de uma gestão de escola pública que seja aberto a escuta de todos, de forma que possamos demonstrar que nosso aprendizado se faz no coletivo envolve uma vivencia que todos participam e são co-autores. Penso que isso ainda está longe para efetivar, mas, com essa nossa escola de Gestores a mente de todos está sendo aberta.

Um outro aspecto que se constata em nossa entrevista é a importância que deve ser dada ao funcionário da escola, desde o vigia até o diretor, todos precisam de formação; sendo assim, em nossa rede de ensino ocorre o chamado Programa Pró-Funcionário e nossos colaboradores estão participando e eles se encontram empolgados com a escola como um todo.  

O caráter pedagógico da gestão escolar deve envolver todos na questão da autonomia administrativa e orçamentária da escola; essa é uma função delegada a diretoria da Escola, mas é preciso que todos participem da efetivação desse poder, pois quando todos são ouvidos com certeza a pulverização dos recursos trará a qualidade da educação. Portanto, o perfil de um bom líder dentro da escola é aquele que sabe enfrentar os  grandes problemas da escola, não tanto na busca de solução técnica, mas quando existe o engajamento e sintonia com o grupo que está envolvido; será apenas dessa forma que será enaltecido o caráter pedagógico de uma boa gestão escolar. Numa escola onde apenas o corpo docente e administrativo pensa a qualidade da educação, tenhamos certeza que ela nunca via se efetivar, pois, o alunado e seus pais são peças fundamentais nesse processo, obviamente que as autoridades educacionais também devem fazer sua parte.

Já nos convencemos que a melhoria da educação no Brasil, passa, sem sombras de dúvidas, pela busca de sintonia da escola com ela mesma e com seus usuários; isso é fundamental para uma plena pedagogia da gestão escolar, que luta pela implantação da qualidade, pois integra perfis em sua equipe interna que se comprometem com o todo educacional.

E, como salientamos acima, uma das grandes alternativas para que a gestão escolar se instaure se deve incentivar o desenvolvimento profissional de professores e funcionários: uma vez motivados e até treinados, podem ter um melhor aprendizado na área que atuam isso é “lucro” para todos na escola; mas, não podemos esquecer que  diretor também deve passar por esses treinamentos, cremos nós que essa Escola de Gestores está nos ajudando.

Precisamos buscar estratégias para o desenvolvimento de nosso pessoal na escola, pelo que estudamos existem alguns elementos importantes para a  abordagem participativa de desenvolvimento de nossos colaboradores na escola, dentre eles: devemos consultá-los sobre o que consideram necessário para promover o seu próprio crescimento e aprimorar o seu desempenho; reconhecer o tempo dedicado à participação em atividades de desenvolvimento de pessoal; buscar estratégias concertos para a participação de todos. Esses são alguns procedimentos que ajudarão a escola crescer, no caso especifico da escola onde somos gestores, temos consciência que toda essa dinamização irá trará uma nova visão pedagógica de gestão.