Enviei para edição apenas para reformar alguns dados sobre o autor. O texto continua o mesmo.


O capitalismo nas Américas

 

O amadurecimento do capitalismo na América Latina

 Kleber Willian Antunes Silva

 

Resumo: Este trabalho tem por finalidade realizar uma crítica estrita e dirigida ao processo de colonização hispano-americana e a interferência exercida pelos Estados Unidos em alguns desses países. Será exatamente nesse rumo que seguiremos sobre o desenvolvimento do capitalismo na América Latina.

Muito embora exista uma corrente historiográfica propensa a "concordar" com o pensamento de Agustín Cueva, ouso, "data máxima vênia", arrojar-me junto a Mauro Marini, ao que passo a explanar.

 Palavras-Chave: Capitalismo, Mauro Marini, Colonização.

 Introdução: O processo de colonização, já tão guerreado pelas dissertações e teses dos mais experientes historiadores e congêneres são coerentes ao admitir as diferenças intencionais quanto à desenvoltura social, política e cultural presentes à época invocada. É tido como possibilidade que os EEUU sofreram um processo colonizador muito diferente dos países dominados por Portugal e Espanha (dentre outros, claro). Não desejoso de abordar essa questão, penso, embora, que se faz necessário remontar a esse fato antes de se abordar com propriedade a questão do desenvolvimento do capitalismo nas Américas.