O capital: guerra e revoluções

O seculo XX pode ser caracterizado de diversas formas, mas uma das que mais se evidencia é o fato de ter sido o século do capital. O motivo? Foi durante esse século que o capitalismo instalou-se no mundo. Suas garras não deixaram de fora nenhuma das nações atuais. Mesmo os não capitalistas acabam sendo envolvidos nesse universo em que o lucro é o valor supremo. É a divindade venerada por todos.

Esse divino-monstro trouxe para o mundo atual alguns elementos catastróficos ao lado de tentativas de redenção. Podemos exemplificar isso com dois episódios que mararam esse “breve século XX”.

O primeiro deles foi a guerra. Sangrenta e inovadora, pois trouxe novas tecnologias para matar. E isso gerou, ao lado das inovações técnicas, altos lucros que era o objetivo esperado. Fez-se a guerra, em primeiro lugar, não por motivos nacionalistas geralmente alegados, mas porque o modelo imperialista/capitalista necessitava expandir-se. O objetivo, portanto, era um só, em todas as nações envolvidas no conflito: o lucro.

O segundo exemplo recebeu o pomposo nome de revolução russa, ou revolução socialista.

A revolução russa, mesmo tendo sido conduzida em nome ideais socialistas, apresentou-se com duas faces. A primeira legitimamente socialista, tinha como proposta um modelo social em que se pretendia distribuir tudo para todos. Entretanto sua outra face, instalou-se com a avidez típica do capital: disputas internas, luta pelo poder e uma grande preocupação em difundir os ideais do lucro social. As nações que aderiram ao socialismo não deixaram de se preocupar com o acúmulo de riquezas...

Mesmo tendo sido um século de tragédias provocadas em nome do lucro, o século XX trouxe avanços. O problema é que todos os avanços da ciência, as tecnologias e o avanço do mundo infotecnovirtual não se deu em nome da ciência e do saber, mas em nome do lucro. Muito se avançou. Os saberes revolucionaram o mundo, entretanto isso não engrandeceu o homem, apenas instalou o capital.

Isso nos leva a dizer que o século XX, seguramente pode ser denominado de século do capital, visto que ramificou-se e se instalou ao redor do mundo.

Ao nosso país cabe buscar os reflexos desse avanço. Ele entrou no século XX buscando sua identidade. É, ainda hoje, um jovem querendo saber a quê veio.

 

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura- RO