Todos os profissionais têm alguma contribuição a dar às suas empresas, embora nem sempre isso aconteça.

Alguns são contratados e apresentados com grande euforia, foram muito bem recomendados, têm excelentes referências, contudo seus desempenhos deixam a desejar.

Analisando o histórico profissional destas pessoas veremos que estiveram engajados em projetos de sucesso e interessantes.

Por alguma razão, nem sempre facilmente identificável, não conseguem atuar com a desenvoltura e competência esperadas.

Essas estrelas apresentam características interessantes e mesmo processos cuidadosos de seleção podem não retratá-las com fidelidade.

Encontraremos algumas opacas, outras sem brilho próprio, mas que refletem toda luz projetada sobre elas,  e as que naturalmente iluminam os ambientes por onde passam.

Juntá-las e posicioná-las para maximizem a projeção de luz sobre os projetos da empresa é um trabalho para especialistas.

Estrelas tímidas e aquelas  cujos egos são exacerbados podem resolver não brilhar ao se sentirem ameaçadas. Outras podem se recusar a projetar luz, evitando que algumas  brilhem, uma vez que percebam que estas só o fazem induzidas.

Não é incomum encontrarmos brilhos emprestados sendo reconhecidos como próprios.

Manter estrelas  opacas e posicioná-las entre as que tem brilho próprio e as que tomam emprestado pode ofuscar os ambientes. Por outro lado, estas assentadas em torno das demais  pode ajudar a reter o brilho gerado.

Um dos requisitos para o sucesso de um gestor é a habilidade para tratar com pessoas, permitindo que dêem suas contribuições, sem inibir seus pares e comandados.

Ambientes altamente competitivos apresentam equipes fortes, com grande desenvoltura para estruturação e consolidação de projetos, criando o futuro das organizações onde trabalham, mas também podem levá-las ao fracasso total.

Posicionar as estrelas de forma que emprestem e reflitam o brilho no ambiente é uma das mais complexas tarefas dos responsáveis por comandar  equipes.

Estrelas sentem necessidade de brilhar, quer com brilho próprio ou emprestado, quando isso não acontece partem em busca de locais mais propícios.

Ao contratá-las os gestores precisam ter domínio do tipo  estratégias que pretendem implementar, cientes de que as estratégias  inovadoras e agressivas raramente são propostas por profissionais satisfeitos com o status quo e que  isso incomoda os  determinados e que têm planos pessoais e profissionais ambiciosos.

Não são apenas os equipamentos que estão ficando rapidamente obsoletos, organizações estão sendo superadas com uma velocidade impressionante.

Uma das máximas em gestão é: Torne sua empresa obsoleta  antes que alguém o faça!

Antecipação da obsolescência é um processo que pode gerar sérios conflitos em gestão justamente por alterar a zona de conforto.

Qual gestor que ao escalar seu “Himalaia”  não quer ficar um tempo sentado no topo, observando a paisagem, sem que ninguém o incomode?

Por que aceitar que estrelas brilhem à sua frente, muitas vezes dificultando sua visão, enquanto que a única coisa que ele deseja neste momento é contemplar suas conquistas e o mundo a seus pés.

No  mercado competitivo os buracos negros não  roubam  preferencialmente o brilho das empresas lentas, muito menos  das mais rápidas,  mas das  negligentes e das distraídas.

A visão e missão da empresa,  declaradas  e exercitadas, estabelecem a liberdade e restrições ao esplendor  das estrelas.

Como dizia Ben no filme “ Como perder um homem em 10 dias”: Frost. Frost yourself!

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

[email protected]

 

  "Alerta máximo: A  misteriosa morte em massa de colônias  abelhas coloca em risco a vida no planeta"

 

Informe-se, divulgue!