O Banco Mundial declarou que a economia de Marrocos deve crescer de  2,9%  este ano corrente, em razão das reformas que conhece au reino no domínio das atividades turísticas, podendo alcançar 3,5%  em 2020 e 2021.

O relatório do Banco Mundial sobre  a economia  Mundial considerou que a taxa de crescimento econômico de Marrocos de 2018 alcançou 3,2%, seja um aumento de 0,2% em relação à previsão desta instituição financeira, publicada no mês de junho passado.

De acordo com este relatório do Banco Mundial semi-anual, publicado  terça-feira, sublinhou que a produção da agricultura e a conjuntura  turistica favorável contribuiram para a promoção do crescimento para Marrocos, em 2018, podendo atingir para o próximo ano 3,2%.

O mesmo relatório informou que a economia mundial deve cair de 2,9%  em 2019, em ralação a média prevista  para o ano 2018, seja 3% , apesar dos riscos das realidades socioeconómicas e as expectativas de aumento.

  "As taxas de comércio e industrialização diminuíram globalmente, provocando certas tensões comerciais para alguns países sobretudo dos  mercados emergentes que sofrem uma pressão dos mercados financeiros". segundo a Instituição de economia mundial.

 Na sua edição de janeiro 2019, as expectativas da economia mundial, informou o Banco Mundial,  conheceram um crescimento diferenciado para os países desenvolvidos, cuja taxa na maioria tinha sido de 2% pelo ano.

O declínio é atribuído a demanda externa, o aumento dos custos dos empréstimos e da contínua incerteza política, afetando as perspectivas de crescimento nos mercados emergentes e nos países em desenvolvimento.

  Espera-se que o crescimento para um grupo de países industrializados permaneça em 4,2%, ou até cair conforme o Banco Mundial,  denotando um certo pessimismo em relação a este ano.

A sra Kristalina Georgieva, Directora do Banco Mundial " explicou no início do ano  2018, que a economia mundial trabalha com todos os fatores de produção, apesar de perder a sua velocidade durante o ano,  enfrentando dificuldades ao longo do próximo ano. Sobretudo com o aumento das dificuldades económicas e financeiras e, diante dos países emergentes e das economias em desenvolvimento,  expondo o progresso que alcançou o mundo á redução do  risco da pobreza extrema.

Para manter a dinâmica do desenvolvimento, os países devem investir no desenvolvimento dos seres humanos, na promoção do crescimento inclusivo e na construção de  sociedades capazes de enfrentar os novos desafios.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor Universitário- Rabat/ Marrocos