Com o avanço da Internet, o conceito de EAD ganhou notoriedade e, rapidamente, um novo termo começou a ficar conhecido internacionalmente, chamado e-learning, fazendo-se necessária a adoção de um processo para a produção de conteúdos personalizados, a fim de melhorar continuamente a qualidade dos projetos educacionais para a web.

Por outro lado, a nova economia mundial requer contenção de custos e aumento da eficiência em treinamentos - isso significa ensinar mais, com menos recursos e com qualidade.

Os treinamentos presenciais, tradicionalmente oferecidos, demandam diversos custos, como: transporte, coffee?breaks, hospedagens, locações, material didático, além do tempo investido.

Em tempos de crise, a área de capacitação é um alvo fácil, donde a relevância da adoção do e-Learning nos programas de capacitação, visto que alcança o aluno no seu local de trabalho, e os custos tais como, despesas de viagem, custos adicionais, tudo isso pode e ser evitado.

Nesse contexto, este artigo se justifica, também, por divulgar e trazer um conhecimento e modelo que tem uma proposta de criação de cursos para ambientes online, mostrando como o processo funciona e como, a partir dele, é possível transmitir a profissionais interessados o como criar conteúdos didáticos interativos - o processo da Fábrica de Conteúdo.

A fábrica de conteúdos são promovidos por desenhos institucional que é a ação institucional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos, e para isso temos os designer instrucionais, são quem elaboram os cursos para a educação a distancia.

Um exemplo de atuação de um DI: digamos que um cliente quer um conteúdo interativo para ensinar algo para os seus colaboradores em 1 hora, mas o material disponível em um editor de texto é um texto corrido que leva cerca de duas horas de leitura. O DI é responsável em produzir um material interativo que leve cerca de 1 hora para ser assimilado, redundo o tempo em 50% e, com certeza, deixando o conteúdo muito mais atraente.

Com ajuda de um designer multimídia, que é aquele que concretiza ou mesmo dá vida ao projeto desenvolvido pelo DI, que é o foco de nosso trabalho.

Assim todos tem acesso a um conteúdo interativo e pode ser fácil assimilado por alunos de todas as partes.

Andrea Nunes