O ATO DE AVALIAR

A avaliação é um processo contínuo permeado de observação e reflexão, o professor deve estar atento, as ações de cada aluno, levando em conta o seu conhecimento empírico, e não tão somente as notas das provas dadas periodicamente, o aluno precisa ser avaliado num todo.

Ao avaliar seus alunos o professor consegue perceber se o método de ensino que está sendo aplicado está atingindo os objetivos propostos.

As avaliações devem sempre acontecer em caráter diagnóstico, e não punitivo, mostrando as questões certas e as erradas, mas aliada na percepção de onde estão as dificuldades, quais alunos precisam de uma ajuda extra e se o método é realmente o correto.

Além disso, o aluno deve ser levado a se auto-avaliar para poder perceber onde precisa se empenhar mais ou onde está tendo êxito por conta de seu interesse, isso é importante, pois, o aluno é construtor de seu conhecimento e o professor o facilitador.

Se for utilizado somente provas escritas, será deixado para trás alguns aspecto importantes que devem estar presente durante uma avaliação como, comportamento, participação, organização, solidariedade, pontualidade, responsabilidade, respeito ao próximo, entre outros.

Portanto, esse trabalho busca analisar alguns aspectos que são necessários para uma avaliação coerente, e ainda a importância de avaliar e levar o aluno a se auto-avaliar, visando como construtor de seu conhecimento.