O ARMAZENAMENTO EM NUVEM

Anderson Luiz Hofstetter

[email protected]

Faculdade Iguaçu – Sistemas de Informação

 

Resumo

O seguinte artigo demonstra o porquê de usar o armazenamento em nuvem, apresentando quais são as suas vantagens e o que essa tecnologia pode oferecer para os usuários, tudo isso apenas necessitando estar conectado à internet e possuir uma conta em uma das plataformas que fornecem esse tipo de serviço. Que consiste em um serviço que permite armazenar dados ao transferi-los pela Internet ou por outra rede a um sistema de armazenamento externo mantido por terceiros e em total segurança.

 

Palavras-Chave: Nuvem, Armazenamento, virtual

 

Abstract

The following article shows you why memory usage, what its benefits are and what technology can offer users, everything that needs to be connected to the internet, and has an account with a platform that serves this type of service. That consist of a service that allows the data to be transferred to the Internet or another safety net by third parties and in total safety.


 
Keywords: Cloud, storage, virtual

 

 

1.  Introdução

O armazenamento em nuvem está se tornando mais comum e mais utilizado pelos os usuários nos últimos tempos, tudo porque esse tipo de armazenamento envolve praticidade, agilidade, e muita segurança, tudo isso ofertado pelos serviços muito conhecidos como por exemplo: Dropbox, Google Drive e OneDrive. Porém ele enfrenta muitas vezes a desconfiança dos usuários, como por exemplo se sentem inseguros por se tratar de um lugar de armazenamento remoto, que fica salvo na “rede” ou melhor dizendo, na nuvem.

Porque não confiar em uma plataforma tão grande e segura, que possui muita tecnologia em si e uma das plataformas que mais cresce no ramo de armazenamento no mundo? Talvez seja essa insegurança, mas o armazenamento em nuvem é totalmente seguro, pois possui diversos mecanismos de segurança que impedem qualquer ameaça de invadirem seus dados e arquivos.

O principal objetivo do armazenamento em nuvem é proporcionar a todos os usuários uma comodidade maior, ter tudo o que precisar na palma de sua mão, pois com o armazenamento em nuvem é possível salvar arquivos e dados de qualquer dispositivo que se esteja usando, como também baixar, usar, desfrutar desses dados de qualquer lugar do mundo, precisando apenas do login e senha para isso.

É importante ressaltar que o armazenamento em nuvem também pode atuar como um backup instantâneo de informações e dados, pois possui a possibilidade de salvar seus dados em duplicidade, uma vez no HD e outra na nuvem, o que pode ser muito útil para quem quer ter ainda mais segurança que não irá perder os dados salvos em seu computador. Portanto, porque é tão importante o Armazenamento em nuvem?

Nessa questão podemos levantar uma hipótese sobre o seu funcionamento e também como o mesmo pode melhorar ou beneficiar a vida dos usuários para uma maior acessibilidade, pois todos querem tudo mais rápido e com o menor esforço possível, sem ficar lembrando onde está salvo determinado arquivo ou dado, ou também pelo fato de o mundo estar se globalizando cada vez mais e de uma forma muito rápida, de forma que os métodos convencionais de armazenagem estão sendo esquecidos e hoje contamos com os mais diversos tipos com tecnologia de alto nível ainda em ascensão.

 

1.2 Procedimento Metodológico

O seguinte estudo realizado e descrito, teve como sua classificação de pesquisa de natureza básica com uma abordagem qualitativa e o seu objetivo é de uma pesquisa descritiva com um procedimento de pesquisa bibliográfico.

A pesquisa descrita acima foi obtida a partir de vários artigos disponíveis na internet, e com o estudo destes foi possível o levantamento de algumas ideias e hipóteses sobre o armazenamento em nuvem e de como elas são tratadas pelos usuários que a utilizam diariamente, ou de vez em quando, dando a perceber que essa tecnologia ainda está em desenvolvimento e pode melhorar daqui para frente atingindo talvez e requerendo uma melhor explicação do conteúdo devido a uma maior amplitude de conhecimentos disponíveis.

 

2. A história do Armazenamento em Nuvem

A forma com que as pessoas conhecem o armazenamento em nuvem, aparenta que é uma próxima tendência, mas a ideia da computação em nuvem já existe a muito tempo e é quase tão antiga quanto o computador.

O conceito de computação em nuvem surgiu na década de 1960 a partir das ideias de pioneiros como J.C.R. Licklider, que imaginava a computação em uma forma de rede global, e John McCarthy, que definia a computação como uma utilidade pública. Alguns dos primeiros usos foram vistos no processamento de transações financeiras e dados do censo.

Porém o termo “computação em nuvem” só foi utilizado pela primeira vez em 1997 pelo professor de sistemas de informação Ramnath Chellappa.

Depois de alguns anos, algumas empresas começaram a trocar o grande número de hardware e servidores por serviços em nuvem, pois foram atraídas pelos benefícios como a redução nos custos e a simplificação em questões de pessoal de TI.

O principal benefício que é mencionado no mercado corporativo é a eficiência. 

 

2.1. O Armazenamento em Nuvem

 

O armazenamento em nuvem está crescendo no ambiente tecnológico, servindo para com que os usuários desse serviço possam armazenar seus dados em “nuvem”, que são enormes servidores a quilômetros de distância onde esses dados são armazenados, essa nuvem é como se existisse um espaço na internet onde você pode criar uma pasta e salvar seus arquivos lá sem a preocupação de onde estão seus dados, pois lá eles ficam guardados e estão disponíveis a qualquer momento, pelo uso de uma plataforma do tipo, podendo ser acessado do seu smartphone, notebook, desktop, etc., só precisando estar conectado à internet e ter uma conta em uma dessas plataformas para isso.

As ferramentas de armazenamento em nuvem mais conhecidas são: Dropbox, Google Drive, e também o OneDrive. Todos eles possuem um “limite” para cada usuário, que pode variar, e para obter um espaço maior de armazenamento nessas plataformas o usuário tem de pagar pelos planos da plataforma por ele escolhida.

Mas como vou saber que terei meus dados a salvo mesmo? Essas empresas possuem diversos servidores espalhados pelo mundo, e seus dados são salvos em duplicidade ou mais vezes, e para garantir a segurança desses arquivos para que nenhuma pessoa não autorizada acesse seus dados, as empresas quebram os arquivos em partes e os salvam em lugares diferentes. O melhor de tudo é que o usuário nem nota isso.

 

3. Como funciona o Armazenamento em Nuvem?

 

O funcionamento do Armazenamento em nuvem é relativamente simples, consiste em carregar os seus arquivos para a nuvem. Mas o que é essa nuvem? Empresas especializadas e altamente tecnológicas, como é o exemplo de Google e Microsoft, possuem servidores gigantes onde os arquivos são armazenados da mesma forma em que você os armazena em seu computador, a sua única diferença é que esse processo ocorre a muitos quilômetros de distância de seu ponto local. E para acessar esses arquivos você precisa da internet, pois você precisa de um login e uma senha de segurança para se conectar à sua conta e acessar os seus arquivos. E para garantir a segurança desses arquivos a maioria das empresas que oferecem esses serviços guarda os seus dados mais de uma vez e em locais distintos. Dessa forma evitando que você fique sem poder acessar seus arquivos pois a plataforma buscará em outro servidor as mesmas informações.

Outra forma de garantir o sigilo e a segurança da informação é repartir os arquivos em pedaços menores e guardar uma parte dela em cada lugar, evitando que alguém que não esteja autorizado consiga acessá-los porque os dados podem ser criptografados.

 

4. Vantagens do Armazenamento em Nuvem

 

Segurança

 

A segurança do armazenamento é muito boa e funciona muito bem. A sua empresa não precisará mais investir em tecnologias para proteção de seus arquivos ou se preocupar com os ataques de hackers, pois está tudo bem protegido e criptografado na nuvem.

 

Backups automáticos

 

Você não precisará mais ficar salvando tudo em duplicidade em seus servidores, pois os seus arquivos estão na nuvem e lá eles são salvos em mais de um servidor da nuvem, para garantir que sua informação não seja perdida.

 

Seus arquivos em qualquer dispositivo

 

Você poderá acessar seus arquivos em qualquer lugar que esteja, a necessidade de um PenDrive ou até mesmo um HD externo. Seja no computador do trabalho ou de sua casa, no Tablet, no laptop ou no seu smartphone, seus arquivos sempre vão estar em seu alcance, basta apenas estar conectado a internet.

 

Mobilidade

 

A mobilidade se refere a qualquer lugar que você estiver, pois se você pode se conectar de qualquer dispositivo, significa que você também poderá se conectar de qualquer lugar em que estiver!

 

Colaboração e trabalho em equipe

 

Com o Armazenamento em nuvem de seus arquivos você poderá compartilhá-los com muito mais facilmente com seus amigos, colegas de trabalho, professores, familiares, trazendo mais agilidade e produtividade.

 

Não precisa instalar

 

Outra boa vantagem é que muitos programas que são acessados pela nuvem podem beneficiar você, como alguns editores de texto, planilhas eletrônicas, e softwares de gestão e CRM e muitos outros. Pelo motivo de estarem na nuvem, você não vai precisa atualizar e nem instalar ele.

 

Outra vantagem da computação em nuvem é a redução de custos. Pois sem os custos de manutenção e de compra de equipamentos, os mesmos irão diminuir drasticamente, e não irá ser necessário um servidor enorme para o armazenamento dos dados e arquivos.

 

A computação em nuvem é uma tecnologia que só tende a beneficiar as pessoas, seja individualmente ou em conjunto, como por exemplo, uma empresa, pois na nuvem os dados estarão sempre a salvo e sem o risco de hackers para roubarem seus dados, pois a maioria dessas empresas possuem um alto nível de segurança e de criptografia, além de vários servidores, em diversos locais onde seus dados são salvos.

 

5. Softwares na nuvem

 

Muitos softwares também aderiram e têm utilizados o armazenamento em nuvem. Isso porque esse recurso facilita muito a disponibilidade do software além de baratear o seu custo, pois, não existe a necessidade de ambiente disponível na empresa para instalação do mesmo. Basta ter o acesso à internet para acessar o software. Além disso, manter softwares na nuvem possibilita atualizações muito mais frequentes e fáceis garantindo ainda mais segurança e integridade dos dados.

 

6. Conclusão

Contudo, pode-se entender que a nuvem é muito importante em nosso dia a dia e está se tornando cada vez mais necessária pois são vários os recursos que utilizam desse meio para salvar dados e informações, como alguns programas, ou sites.

A nuvem pode se tornar um dispositivo padrão de armazenamento alternativo, para todos os usuários que não querem salvar seus dados ou arquivos em sua máquina ou em seu dispositivo próprio, pode até mesmo virar sua memória principal, ou ser usado como um backup instantâneo de sua máquina, se habilitado pode salvar dados ao mesmo tempo no HD e na nuvem.  

O armazenamento em nuvem chegou para facilitar o nosso dia a dia, servindo como um “HD” invisível que pode se guardar dados com muita facilidade e segurança. Tudo isso precisando apenas de um login e senha para usufrui-lo de qualquer lugar que você esteja usando o seu notebook, smartphone, tablete, computador, entre outros. Serve também para evitar percas de dados, ou arquivos importantes, pois assim não irá ter mais o problema de “esquecer” um trabalho ou até mesmo perder, se você salvar na nuvem, ele estará lá para quando precisar.

 

7. Referências Bibliográficas

https://aws.amazon.com/pt/what-is-cloud-storage/

https://www.lemonblue.com.br/entenda-como-funciona-o-armazenamento-de-dados-na-nuvem/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-o-armazenamento-em-nuvem/

https://transformacaodigital.com/como-funciona-o-armazenamento-em-nuvem-quais-as-vantagens-e-como-usar/

https://www.zoom.com.br/tablet-ipad/deumzoom/para-que-serve-como-usar-armazenamento-em-nuvem