O Aprendizado

            O aprendizado é uma característica inerente à natureza humana. Desde o primeiro contato com o mundo o ser recém-nascido já começa a aprender, pois precisa se adaptar ao novo mundo e o aprendizado torna-se a sine qua non à sua sobrevivência.

            No transcorrer dos dias o animal humano vai se adaptando ao seu ambiente social e absorvendo a cultura na qual está inserido formando-se em si um ser complexo devido a sua vivência prática, psicológica e social. Nesta fase da vida a quantidade de informações que moldam o indivíduo tende a aumentar juntamente com a capacidade cognitiva do mesmo.

            Entretanto, em determinado momento o aprendizado já não é mais um risco a sobrevivência humana, assim, muitos deixam de lado aquilo que sempre permeou seus dias e confortavelmente se estacionam na sua comodidade social, laboral e psicológica em detrimento ao prazer de aprender.

            E, quando conclamados ao aprendizado pela vida em todos os aspectos citados neste texto, muitos se veem incomodados e até mesmo insultados, pois acham que já aprenderam o suficiente para a vida não considerando as transformações sociais, políticas, científicas, dentre outras que ocorrem na dinâmica global.

            Contudo, percebemos que o aprendizado é intrínseco à natureza humana e que requer volição para uma otimização dos recursos didáticos inerentes ao indivíduo. E, essa possibilidade está ao alcance de todos e de multiformas de modo que estamos inescusáveis ao convite ao aprendizado.

  

J Nilton Rodrigues

Faculdade FNC

Profa. Orientadora: Esther Cosso