O Ano Novo
Por Marcelo Cardoso | 28/12/2008 | SociedadeMarcelo A. L.Cardoso
O Ano-Novo é um evento que acontece quando da celebração do final de um ano e começo do próximo, o que ocorre em todas as culturas que têm calendários anuais. É o chamado “réveillon”, termo oriundo do verbo “réveiller”, que em Português significa “despertar”.
A
comemoração ocidental tem origem num decreto do antigo governador romano Júlio
César, que fixou o primeiro dia de Janeiro como o Dia do Ano Novo, em
Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões, que tinha duas faces, uma voltada para a frente e outra para trás, razão pela qual o mês de Janeiro deriva-se desse nome.
Principais celebrações modernas do Ano-Novo:
No Porto, a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados, em que todo mundo espera o novo ano com atenção especial no relógio da Câmara Municipal que, ao marcar a meia-noite, é acompanhado pelo evento memorável da grande queima dos seus famosos fogos de artifício, que cruzam os edifícios e são acompanhados por vários concertos populares.
Na
região autônoma da Madeira, onde o fim de ano é provàvelmente o dia mais
festivo de todos e em que o reveillon em Funchal, a sua principal cidade, é um
dos mais famosos do mundo, estando o seu espetáculo de fogos de artifício no
Guinness, o livro dos recordes, como um dos mais famosos do mundo, adjetivado
como “o maior espetáculo pirotécnico do mundo”, o qual ganha especial interesse
porque o Funchal é uma cidade-anfiteatro, onde as pessoas se espalham numa área
com mais de
Na Cidade do Rio de Janeiro a celebração mais famosa é a dos fogos de artifício na Praia de Copacabana, onde milhões de pessoas se juntam num espetáculo que, além da queima de fogos, mostra também um já tradicionale variado sincretismo religioso.
CALENDÁRIO JUDAICO – “Rosh Hashaná”, literalmente “cabeça do ano”, é o nome que se dá ao ano novo judaico. Pela tradição rabínica, ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, o primeiro mês do ano calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico. A Tora refere-se à esse dia como o Dia da Aclamação (Yom Teruá) – Lev. 23:24 – pelo que os judeus caraítas seguem essa data mas não a consideram como princípio do ano. Já a literatura rabínica diz que foi nesse dia que Adão e Eva foram criados e incorreram no erro de comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. Teria sido também nesse dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isso, esse dia é considerado como Dia de Julgamento (Yom há-Din) e Dia de Lembrança (Yom há-Zikkaron), o início de um período de introspecção e meditação de dez dias (Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê que o Criador julga os homens.
“Feliz Ano-Novo” em outras línguas:
Português: Feliz Ano Novo Alemão: Frohes neues Jahr
Dinamarquês: Godt Nytâr Espanhol: Feliz Año Nuevo
Esloveno: Srecno novo leto Esperanto: Felicigan Novan Jaron
Francês: Bonne Année Galego: Feliz Aninovo
Hebraico: Shaná Tová Inglês: Happy New Year
Italiano: Buon Anno Japonês: akemashite omedetou gozaimasu
Russo: Schastlivovo Novovo Goda Búlgaro: Chestita Nova Godina
Lituano: laimingu nauiuiu meetu Sueco: Gott nytt ar
Catalão: Bom any nou Polonês: Szczesliwego nowego roku
_________________