RESUMO

Este artigo apresenta a trajetória do analfabetismo no Brasil, como explicação para os percentuais, ainda altos, de analfabetos em duas regiões do país. A justificativa para esses índices pensando de forma regional, se deve ao fato da ausência da escolarização, devido a distância das moradias aos locais em que há uma escola e a necessidade do trabalho, que foram afastando cada vez mais estes da sala de aula. A EJA tornou-se um momento impar para a vida daqueles que almejam aprimorar os conhecimentos para poderem adquirir uma vaga no mercado de trabalho. Para a educação do século XXI os valores que se apresentam necessitam que o indivíduo tenha domínio da leitura e da escrita, pois na contemporaneidade faz-se necessário ter conhecimento da tecnologia, ter desenvolvido habilidades e competências.

Palavras-chave: Analfabetismo. Educação. Educação de Jovens e Adultos.

INTRODUÇÃO

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205 (BRASIL, 2018) deixa explícito que:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

É um direito que deve ser consolidado para que se tenha uma formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Para Bruel (2011, p. 104),

A educação pode ser compreendida como um dos direitos sociais fundamentais para a conquista da cidadania, por vários motivos, mas talvez, o mais importante seja a constatação de que o acesso à educação é, muitas vezes, condição para o acesso a outros direitos sociais, civis e políticos.

Nas últimas décadas do século XX, muitas transformações aconteceram no campo político, social, econômico, tanto quanto na cultura, ciência e tecnologia. Muitos educadores não estavam preparados para a rápida evolução da educação e da sociedade, e perplexos ficaram diante de tantas indagações sobre o futuro de sua profissão.

Diante de tantas mudanças, algo ainda não está modificado na educação, o que gerou meta por meio do PNE (Plano Nacional de Educação) para ser alcançada até 2024 – a alfabetização de uma boa parcela de jovens de 15 anos ou mais, e 60 anos ou mais. Por que o Brasil ainda apresenta índice de analfabetismo com tanta evolução tecnológica e desenvolvimento da sociedade? [...]