Uma pessoa que leva sua vida desprezando que existe o “amanhã”, sua realidade temporal exige caráter de despertar para o seu “hoje sempre”. Um hoje que se perpetua no tempo presente. Vive-se o hoje na vivência, o “hoje sempre”. Reforça que no dia a dia tem um discurso que represente o que se acredita. Não é apenas viver, é preciso tentar viver bem sempre. 

Há uma frase atribuída ao filósofo alemão Friedrich Nietzsche que diz: "A vida é uma constante curiosidade sobre o desconhecido, um perene desejo de mais". Mas parece que algumas pessoas não receberam o mesmo e insistem em levar suas vidas como se não houvesse amanhã. E não estou falando daquele hit do Michel Teló, que nos instiga a viver a vida como se fosse o último dia (mesmo que seja com um refrão um tanto quanto grudento).

Não, estou falando daquelas pessoas que não conseguem sair do presente, que vivem na mesmice do "hoje sempre". Seria isso uma virtude ou uma prisão? Não me levem a mal, viver o momento é importante, mas a vida é feita de momentos e é preciso aprender com o passado e planejar o futuro. Como diria o filósofo grego Sócrates (ou pelo menos é atribuída a ele a frase): "Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida".

Mas não é que tem gente que acha que vive bem assim? Como se a repetição diária não fosse sufocante. Como se a rotina não fosse entediante. Afinal, como diria o poeta inglês William Blake, "o Eterno presente é o passado e o futuro também". Mas isso não significa que devemos ficar presos a ele. Precisamos encontrar um equilíbrio entre o presente, o passado e o futuro.

Então, se você é daqueles que acha que vive bem sem se preocupar com o amanhã, que tal olhar para o passado e refletir sobre as escolhas que te trouxeram até aqui? E que tal planejar um futuro, nem que seja para dar um pouco mais de emoção ao seu presente? Como disse o filósofo grego Epicteto, "a liberdade é a única coisa que não se pode ter por completo se não se a dá aos outros". Então, dê um pouco mais de liberdade ao seu futuro e veja como seu presente pode se tornar ainda mais valioso.

Afinal, como diria o poeta brasileiro Mario Quintana, "o passado é uma roupa que não nos serve mais, o futuro é uma roupa que ainda não nos cai bem". E o presente? Ah, o presente é a roupa que vestimos todos os dias. Então, que tal escolher bem o seu figurino e tornar o seu hoje sempre mais bonito e confortável?

Viver no presente é uma virtude tão louvável quanto a de não usar cinto de segurança ou de tomar banho de chuva sem um resfriado esperando na esquina. Afinal, quem precisa de planejamento, reflexão e visão de futuro quando se pode viver a vida no automático, como um robô programado para repetir as mesmas atividades todos os dias?

Não é à toa que muitos adotam essa filosofia de vida. Isso porque, viver no presente pode parecer um sonho: sem preocupações com o que já passou ou o que ainda está por vir. É como se pudéssemos viver em um estado de êxtase perpétuo, como se a vida fosse uma eterna festa com direito a “open bar” e petiscos à vontade.

Mas, como em toda festa, chega uma hora em que a ressaca bate. E quando vivemos apenas no presente, essa ressaca pode ser muito mais dolorosa. Sem planejamento, é fácil se perder em dívidas, em relacionamentos tóxicos e em trabalhos sem propósito. Como disse o filósofo francês Jean-Paul Sartre, "o homem é condenado a ser livre". E isso inclui ter a responsabilidade de tomar decisões que afetam não só o presente, mas também o futuro.

Como podemos viver bem sempre se não sabemos para onde estamos indo? Como podemos ser felizes se não temos um propósito claro em nossa vida? Como disse o filósofo alemão Immanuel Kant, "agir sempre segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal". E se a sua máxima for viver apenas no presente, o que será do seu futuro?

Então, se você quer viver bem sempre, talvez seja hora de parar de fugir do futuro e abraçá-lo de vez. Como disse o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, "não deixe o amor para depois. Não deixe a vida para depois". Afinal, a vida é uma só, e não é preciso viver no presente para aproveitá-la ao máximo? Basta encontrar um equilíbrio entre o presente, o passado e o futuro, e seguir em frente com coragem e determinação. O futuro é incerto, o presente é você vivendo. Vive, todavia, o dia de hoje, pois o amanhã será sempre seu seu dia de hoje.
 

Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/