Como gestor a melhor contribuição que você pode dar à sua empresa é dedicar-se àquilo que  melhor faz.

Caso sua vocação seja comercial, certamente a empresa ganhará muito com suas orientações e recomendações  para aumento das vendas, se for industrial poderá ter uma fábrica organizada, limpa, com uma excelente estrutura de planejamento e atendimento de pedidos, ou se for administrativa terá muito que fazer nas questões contábeis e financeiras.

Para as demais áreas agregue competência, contrate quem sabe fazer, assim  as questões operacionais serão   executadas de forma rápida e  segura  e você poderá   dedicar  mais tempo  às questões estratégicas.

Vejo sempre gestores  se envolvendo em questões simples, mas por falta de conhecimento técnico transformam a situação num conflito desnecessário.

Um de meus primeiros chefes e mestres  não sabia  muito sobre  contabilidade e sempre se atrapalhava em identificar   o ativo e o passivo, então quando tínhamos que analisar o balanço ele me dizia: “ Vem para  minha sala, assim eu abro a gaveta e lá tem um papel com as indicações”.

Em letras vermelhas e grandes lia-se:  “Ativo   do lado da porta e  passivo do lado da janela “.

Era a brincadeira mensal e  uma indicação simples e clara de que se  não  sabe fazer é melhor pedir a quem sabe, não dava  para levar a mesa junto a todo lugar que fosse!

Muitas empresas, em momentos de maior dificuldade na gestão, contratam profissionais para colocá-la nos trilhos, mas passado algum tempo começam a questionar os custos e efetuam cortes, tendo como alvo os maiores salários.

Não demora muito para que comecem as observações sobre o fato de que João desenvolvia um determinado trabalho com facilidade, com erros mínimos, mas José não consegue ter o mesmo desempenho. Desnecessário dizer quantas teses vão ser levantadas!

A resposta é muito simples: João tinha experiência, João sabia fazer.

Um amigo quando ouve observações como essa costuma responder: Quando fazemos a coisa certa sempre os resultados são bons, impressionante não?

Um dia alguém vai espancá-lo! Espero que não.

Pensava nisso outro dia quando me deparei com um programa na televisão sobre refugiados na África.

Essas pessoas atravessam um trecho de um  país a noite, onde há uma grande quantidade de leões. Com bastante freqüência são atacados e muitos devorados por esses animais que têm o hábito noturno de caça.

Pensando em espantá-los carregam consigo latas, panelas, tampas, e andam batendo, fazendo um enorme barulho, mas sentem que ao invés de afastá-los, os estão atraindo.

Um especialista que trabalha há décadas com esses animais esteve na região e confirmou que é exatamente isso que está acontecendo, e com uma lata e alguns pedaços de carne rapidamente treinou um leão. Jogava carne para  o animal e batia na lata, rapidamente a fera associou o barulho com comida.

Quando as pessoas passam fazendo barulho, mesmo os leões  mais distantes  sabem que está chegando comida na área.

Nas nossas empresas não é diferente quando colocamos pessoas sem treinamento para cuidar de tarefas mais complexas.

Como gestor,  um dos cálculos  que você deve fazer é se a sua dedicação à  sua especialidade não traz resultado suficiente para pagar o investimento numa equipe melhor qualificada e ainda ficar com algum lucro do que ter uma equipe com um custo menor,  mas que demande seu tempo para questões não estratégicas.

Caso a sua resposta seja não, diria a você para reavaliar suas tarefas e o tempo que tem dedicado às questões estratégicas, provavelmente sua concentração está se dando  em aspectos operacionais.

Depois do  trabalho de organização nas empresas, com certa freqüência  ouço de  gestores que viviam assoberbados: “Você me arrumou tempo, eu não sei o que fazer com ele “.

Recomendo sempre  que vá ao mercado para entender o que está acontecendo, para avaliar  as conseqüências das medidas tomadas e políticas estabelecidas, para conversar   com especialistas, pares, concorrentes, fornecedores, clientes,  se informar.

Penso que é mais sensato se cercar de  especialistas do que estar sozinho batendo lata em hora e lugar  errados.

Você , o que acha ?

 

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br