O A. aegypti é um mosquito doméstico, seus locais preferidos são as áreas urbanas e mais frequentadas por pessoas, pois alimenta-se de sangue humano.

A infestação é maior no verão, em função das altas temperaturas e quantidade de chuvas que favorecem a reprodução do mosquito.

Além da dengue, zika e chikungunya, outra doença que está se proliferando pelo país e que todos devem tomar muito cuidado é a microcefalia. A microcefalia é o crescimento anormal do cérebro. Em outras palavras, é uma condição neurológica em que o tamanho da cabeça de uma determinada pessoa é menor do que o tamanho normal para a idade em que se encontra este indivíduo. Já são 739 casos suspeitos de microcefalia no nordeste e no centro-oeste até neste momento, e a chance desta doença ter relação com o Aedes é muito grande.

Muitas pessoas já sabem que criadouros do A. aegypti são reservatórios, caixas d’água, galões e quaisquer outros recipientes que acumulam água, mas, o que precisa ser muito bem ressaltado é que os ovos depositados são aderidos às paredes dos recipientes, e o ovo do Aedes pode resistir até um ano sem eclodir, por isso, é muito importante que utensílios que venham a ser reutilizados sejam muito bem lavados com escova.