ADMINISTRADOR – Bacharel em administração de empresas – quatro anos de graduação. Quem representa e regulamenta a profissão e o profissional de administração – Conselho Regional de Administração – CRA e o Conselho Federal de Administração CFA.

ADMINISTRAÇÃO – Seu significado e importância – Direção, gestão. Hoje a administração realiza a gestão de processos, empresas, negócios e principalmente pessoas.

A IMPORTÂNCIA DO ADMINISTRADOR – Através das suas competências, habilidades e principalmente suas atitudes vão permitir a geração de resultado e lucro, pois ele administra, planeja, organiza, coordena, comanda, controla e parte para a ação. Ele define as metas, os propósitos, os objetivos que devem ser alcançados por ele e por sua equipe.

Todo bom administrador tem um compromisso com as questões sociais e compreensão do mundo do trabalho.

Diante da dinamicidade do ambiente organizacional e seus reflexos na competitividade e gestão das organizações, para sobreviver e crescer, toda organização, independentemente de seu porte e área de atuação, necessita de profissionais capacitados para gerir suas atividades e tomar decisões eficazes. Isso vale para setores privados e públicos e para organizações com fins lucrativos ou de cunho filantrópico.

O administrador tem como escopo de trabalho identificar as melhores escolhas para o desenvolvimento da missão e dos objetivos organizacionais, bem como alocar os recursos á sua disposição e executar os processos de trabalho.

O mercado internacionalizado demanda profissionais cada vez mais competentes. Para tanto, o administrador deve ter visão estratégica para compreender as necessidades, selecionar oportunidades promissoras e identificar padrões de mudanças e potencialidades das organizações.

Esse ambiente exige ainda uma sólida formação ética, competência para entendimento do mercado, especificamente as “tendências” de mercado, as mudanças e as transformações constantes. 

Nádia Januário
Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing
Especialista em gestão de pessoas
Pós graduação em Sociologia