Resumo

Na contemporaneidade e muito comum nos sermões dos pregadores em suas homilias hodiernas fazerem informações de certas palavras dos textos vetero ou neotestamentários, sem ter certa preocupação da veracidade que as palavras possuem em sua raiz etimológica. Podemos citar um erro muito comum “Deus אלהים ’elohiym’ cegou os entendimentos dos incrédulos”, mais o texto bíblico não diz isso, o texto diz que o deus deste século θεος theos 1Cor 4:4 está no sentido de deus ou deusa, nome genérico para deidades ou divindades. Este artigo tem por finalidade analisar registros de ocorrências que  têm na bíblia do termo “não temas”.  Todavia, analisaremos,  nesta pesquisa, estas quatro palavras que estão no sentido de “proteção divina”  ( ירא ‘yare’ )  ( פחד pachad), ( חתת chathath) ( חרד charad).

Palavras-chave: Bíblia. Verdade. Mito .365 não temas.

Introdução

Fazer esta pesquisa exigiu sem dúvida um esforço hercúleo pela complexidade de averiguar todas as ocorrências do termo “não temas yare” na bíblia hebraica. Este verbo yare aparece 330 na bíblia hebraica e possui algumas variantes que serão também investigada para temos certeza que essas palavras estão se referindo de cuidados protetores divinos. Nossa pesquisa consiste analisar até que ponto os pregadores estão corretos em afirmarem que existem na bíblia 365 não temas, uma pra cada dia.

            Temos por objetivo demonstrar para o leitor se a insinuações feitas por alguns pregadores sobre a palavra não temas tem sustentação sob um olhar científico. Sobre a relevância deste artigo é de grande valia, pois pretende contribuir que se tenha compreensão mais ampla da palavra investigada. A metodologia utilizada está baseada em levantamentos a partir de dados bibliográficos a qual se dá por meio de obras literárias físicas e digitais, voltadas à Teologia, Filosofia e Sociologia, pois suas bases metodológicas se alicerçam nesses princípios de materiais já publicados, ao que Prodonav diz o seguinte:

(...) esse tipo de pesquisa elaborada a partir de material já publicado constituído principalmente de: livros, revistas, publicações em periódicos, artigos científicos, jornais, boletins, monografias, dissertações, teses, material cartográfico, internet, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o assunto da pesquisa. [...] é importante que o pesquisador verifique a veracidade dos dados obtidos, observando as possíveis incoerências ou contradições que as obras possam apresentar (PRODONAV, 2013, p. 54). 

       Quanto ao método utilizado será de caráter dedutivo, conforme Prodonav (2013), e Gil (2008)[1] e que Lakatos e Marconi (2003, p. 28)[2] também relatam que esse tipo de metodologia parte do geral para o particular em que segue princípios, leis ou teorias consideradas verdadeiras e indiscutíveis, predizendo a ocorrência de casos particulares.  [...]