Núcleo

Termo vindo do inglês, e com significado de núcleo, em termos gerais “Kernel” é o cérebro do computador. É extremamente fundamental nos sistemas operacionais, está presente no Windows e no Mac Os, porém, ficou conhecido no Linux.

Kernel é o componente central do sistema operacional (Sistema Operacional é um conjunto de programas que gerenciam os recursos do sistema), ele é a conexão entre os aplicativos e os e o processamento feito pelo hardware (parte física do computador). Quando você liga o computador o Kernel é acionado e começa a detectar todos os hardwares que ele tem, e o que precisa para funcionar (aciona monitor, placas de vídeo, etc.). Depois desse processo inicial, ele assume a função de gerenciamento de processos, organizando todo o computador. Quando você aciona dispositivos externos (como exemplo um Pen Drive) a sua máquina, o Kernel gerencia a memória na comunicação dos arquivos presentes nele com os programas e o hardware.

Thread

É a forma de dividir um processo (programa em execução) em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrencialmente.

Multithreading

É um modelo de programação que permite executar múltiplas linhas de execução dentro de um contexto, compartilhando recursos do processo, com capacidade de executar de forma independente.