Este trbalho tem o escopo de mostrar parte do relatório de uma experiência que poderia revolucionar o Estado do Pará no Combate a Violência Escolar.

ESCOLA ESTADUAL D E. F. M. MÁRIO BARBOSA

 

RELATÓRIO DA ESCOLA

 

PROJETO EU TAMBÉM FAÇO PARTE

 

NÚCLEO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES- (SEDUC)

A Escola Estadual de E. F. M. Mário Barbosa, localizada na Av perimetral, no bairro da Terra Firme, Bairro este considerado como um dos que demonstram estatisticamente o maior indice de violencia como: tráfico de drogas, violência doméstica e outros tipos que permeiam a comunidade.Os dados apresentados neste relatório foram levantados  de livros de cocorrencias e registros da direção e dos técnicos em educação, levando em consideração apenas os alunos em relação a alunos, docentes, servidores, e direção e SOESE.

A Escola Mário Barbosa, no ano de 2008 era considerada como a escola que possuia maior indice de violência escolar no bairro e na grande Belém. Causas esta motivada pelos fatores sociais e pela própria forma como se trabalhava na escola.

No final do ano de 2008 a escola recebeu novo diretor e novos técnicos que vieram com a intenção de ressignificar a escola como um espaço de aprendizagem e de não violência. Dessa forma, primaram por ações  que visaram amenizar a retenção, evasão e a violência escolar,resgantando o lado pedagígico das atividades visto que não se podia trabalhar com tranquilidade, roubos, brigas nas salas, agressão entre professor e aluno, professores desmotivados de seus verdadeiros papeis enquanto servidor público, p

ŕedio em total abondono, sem recursos didáticos, conselho escolar desestruturado,prestações de conmtas atrasadas, projetos parados, falta de professor e servidores também infuenciavam para violência escolar.Ou seja encontramos uma escola em total decadência, O gráfico mostra o número de atendimento realizado no ano de 2009.

GRAFICO: 1º  SEMESTRE DE 2009

O gráfico mostra que durante o primeiro semestre de 2009 o indice de violencia indicava redução, as ações de intervenção planejadas pela direção e Técnicos e professores, passaram a serem construidas com os alunos e os pais fazendo com que estes participassem mais da escola. No primeiro semestre de 2009, realizamos ações de conscientização dos alunos, professores e comunidade escolar. A Equipe Técnica em conjunto com a direção da escola deram um novo rumo ao estabelecimento de ensino. Retornaram as atividades culturais  e iniciaram a implementar em conjunto com os docentes as atividades comemorativas que há mais de 04 anos não se relaizava na escola devido a violência. Apesar da greve no ano de 2009, a escola continuou suas atividades com o curso de informática para que os alunos não ficarem ociosos em suas residencias. As fotos anexas mostram as atividades realizadas com  participação de alunos e poucos professores, uma vez que rejeitavam qualaquer evento na escola com medo da violêcnia.

As atividades, Comemoração a Páscoa, Dia da muilher, 1ª Comemoração do aniversário da escola, Dia do estudante, Oficinas de rip rop,Torneiro da Amizade, Oficina desenho livre, Feira cívica e outras atividades. Estas açõe fizeram reduzir o indice de violencia no 1º semestre de 2009. Porém no 2º Semestre observamos o aumento da violencia no espaço escolar.

Gráfico 2º Semeste de 2009 -

Se observarmos o gráfico do segundo semestre, pode-se dizer que o indice de violência aumentou em todas as categorias,foram 80 agressões verbais entre alunos, 15 agressões fisicas. Apesar da direção e da equipe técnica estarem trabalhando para redução do inidice, houve um aumento significativo novamente. Fato este que se infere devido a eleição para escolha do direção da escola, uma vez que a escola ficou dividida e muitos alunos foram influenciados por profesores a atitudes não condizentes de estudante. Sendo que os registros apontam, um aumento elevado no segundo semestre de 2009. O grafico mostra que no segundio semestre de 2009, ocorreram 60 registros de agressão verbal entre alunos, 40 agressões verbais entre alunos e professor, 20 alunos foram advertidos por quebrarem o patrimonio,15 professores  sofreram agressão verbal, 3 pessoal do SOESE e Diretor sofreram agressão fisica por parte de alunos

Já no final do ano de 2009 a escola, voltou a sua normalidade e inicamos novamente o trabalho contra a violencia escolar, com outros projetos que vem dando certo na escola

No inicio do ano de 2010 o núcleo de mediação em conjunto com  o Projeto Eu Também Faço Parte firmou o parceria com a escola e passaram a construir e implementar no 2º semestre de 2010 o referido projeto piloto.

Apesar do projeto desenvolver ações especificas a escola já vem desenvolvendo ações que bu8scam reduzir a violência escolar conforme  indice demonstrado pelo gráfico.

Grafico: 1º Semestre de 2010

A escola em parceria com outros orgãos, inicou uma série de palestras de conscientização da implementação do núcleo de mediação o qual contou com a participção do MP e da Ouvidoria da SEDUC, CIPOE, PM. Além das palestras foram desenvolvidos em conjunto com os professores as atividades civicas culturais e os projetos que a escola vem fortalecendo.  Os espaços pedagógicos como biblioteca, laboratório de informática são utilizados como ferramentas no combate a violência, não deixando o aluno ocioso na escola. O trabalho dos técnicos e da direção da escola primam por uma educação de qualidade. O trabalho vem sendo realizado através de relatórios de alunos com problemas sociais, usuarios de drogas e que sofrem violência. Nas reuniões de pais, sempre há um tema a ser explorado e os pais vem a escola somente para verificar o rendimento dos alunos e convesar com os tecnicos e direção a respeito de seus filhos.

Se o bservarmos o p

ŕoximo gráfico em que o projeto Nucleo de Mediação de conflitos inicou as suas atividades  efetivamente o indice reduziu ainda mais

GRÁFICO: 2º Semeste de 2010.

 

Pelo gráfico pode se dizer que foram registrados 20 agrassoes verbais entre alunos, agressão fisica 1, 1 agressão verbal com professor, 01 direção, 01, servidor

As ações da escola que já vinham sendo relizadas e programadas no Projeto Pedagógico e com o fortalecimento  do núcleo conforme quadro anexo, trouxeram uma redução significativa da violência no ambiente escolar. Se observamos no segundo semestre 2010, foi encaminhado ao núcleo apenas os conflitos que a escola não tinha como intervir, uma vez que a escola sempre procurou relizar a mediação de conflito.Conflitos estes que partem de ameças de morte entre alunos que residiam próximo. Esta violência muitas vezes a escola não tem como controlar, pois são conflitos que inicam na rua e com os próprios vizinhos e acabam refletindo na escola.

Os trabalhos desenvolvidos em parceria com o núcleo de mediação e a própria permanencia da CIPOE/PM, foram decisivas para que a escola funcionasse dentro de suas normalidades.  Pelo gráfico, percebe-se que apenas os alunos se agridem verbalmente, o que pode ser considerado razoavelmente normal, as agressões fisicas tiveram apenas um registro no segundo semestre, porém foram mediados pelo núcleo. O trabalho do núcleo construido de forma coletiva com a direção da escola e estando dois professores a frente tem contribuido significativamente para mudar postura não somente de alunos como também de professores que passam a participar mais das atividades da escola.

O trabalho no segundo semestre partiu da pesquisa realizada pela escola em que detectou se que o maior problema entre a comunidad escolar era o respeito que não vinha acontecendo. A partir daí inicou-se várias ações com palestras e atividades de coscientização junto aos alunos e professores.

Atividades realizadas ( FOTOS ANEXAS): Projeto: Semana da Paz, Jogos Internos, Palestras sobre o  Bulling, Palestras sobre Drogas, Palestras sobre o ECA , Confraternização Natalina, Projeto Inglês, Projeto Dependencia de Estudo e outros

Dessa forma pode-se dizer que o Núcleo de mediaçao   trouxe beneficio a escola e aos servidores que tiveram um ano de 2010 de vitória, uma vez que puderam trabalhar com tranquilidade e Paz. Obtivemos também aprovação de alunos no vestibular na UFPA, UFRA, UEPA e outras, aprovação estas que a escola não obteve em 2009, o que demonstra que a escola está no caminho certo e que bons frutos já estamos colhendo da parceria do Projeto Eu também Faço Parte. Porém o que se percebe na escola é a falta de recursos humanos como: agente administrativo, técnicos em educação, vigilante de patio merendeia e serventes que podem influenciar para que a escola não ofereça uma escola de qualidade

Em que pese, pode-se afirmar que o apoio as ações da escola  em que o projeto vem dando são significativas para o a redução do indice de violencia no ambiente escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GOVERNO DO PARÁ

 

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL E. F. M. MÁRIO BARBOSA

 

AV. PERIMETRAL- BAIRRO: TERRA FIRME

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DA ESCOLA -ANO 2010

 

 

 

 

PROJETO: NÚCLEO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES(SEDUC)

 

PROJETO:  EU TAMBÉM FAÇO PARTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diretor: Prof.Msc. Miguel Arnaud

 

Vice: Profa. Esp. Luciléia Costa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BELÉM FEVEREIRO 2011