A realidade empregatícia do Brasil vem mudando com o passar dos anos. Em épocas anteriores, quase que a totalidade dos brasileiros pensavam em somente possuir um bom emprego em alguma grande empresa. Poucos planejavam ter seu próprio negócio, tendo isso como um sonho muito distante.

Contudo, tal realidade vem alterando-se com o passar dos anos. Mais e mais pessoas estão deixando seus empregos e passando a abrir seus próprios negócios, passando de funcionários a empreendedores.

Para pequenos empreendedores, uma das melhores opções para se formalizar é como Microempreendedor Individual – MEI.

O MEI em verdade não é uma empresa. O Microempreendedor Individual é uma pessoa comum (física) que formaliza-se em tal categoria e, a partir daí, passa a ter CNPJ, benefícios previdenciários, direitos a empréstimos como pessoa jurídica e muito mais. Para melhor organização, deve elaborar uma planilha de fluxo de caixa.

Para as mais diversas atividades o interessado pode se cadastrar como MEI. Para tanto, o interessado devem entrar no sítio do Portal do Empreendedor do Governo Federal e verificar as atividades permitidas.

Lá, também, o pequeno empreendedor pode verificar todo o procedimento para conseguir sua formalização como Microempreendedor Individual – MEI.

Todo o procedimento é feito da maneira mais simples e rápida possível, visando facilitar a vida de quem pretende deixar a informalidade e passar a trabalhar de forma totalmente legalizada com seus deveres e direitos previstos em lei.

Importante lembrar que, além de outras vedações, para poder ser formalizado como Microempreendedor Individual – MEI o interessado não pode ter faturamento anual maior que R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). Caso tenha um faturamento maior, terá que “evoluir” para as outras classes como de “Micro Empresa”, por exemplo.

Outro ponto importa a ser ressaltado que o MEI é isento de impostos federais, pagando somente uma pequena taxa mensal referente a ISS ou ICMS dependendo da atividade que exerce.

Dessa forma, não há dúvidas que registrar-se como Microempreendedor Individual – MEI é uma ótima opção para o pequeno empreendedor que quer se formalizar.

Além do Portal do Empreendedor, o Portal MEI e o Portal Sebrae são ótimas fontes de auxílio para o MEI.