O dia internacional da alimentação é uma oportunidade para recordar segundo o ministro marroquino da Agricultrura as principais realizações e os programas que visam a promoção do sector com parcerias importantes.

E no debate sobre o novo governo, Benkirane recusou-se a descrever a experiência do governo anterior como um "fracasso" , afirmando que "a crise" a nível da maioria não se estende ao governo que continua a trabalhar em harmonia, colocando o accento sobre o conjunto de realizações para convencer os deputados  no próximo debate sobre a reforma do estado e o controle do orçamento geral. São prespectivas a defender num ámbito da lei  das finanças 2014, o novo governo deve estar atento a revolta dos excluidos ou marginalizados do novo governo Benkirane, para não votar contra este projeto de lei.

 Os líderes da coalizão governista unem os parlamentares para conter a ira contra o novo  governo e  os marginaluzados   


O chefe do governo, Abdelilah Benkirane, corre contro o tempo tendo em vista a homologação do projeto de lei de finanças que está a ser votado, em uma tentativa de superar tudo o que possa impedir o curso da aprovação da lei, o que deverá suscitar grandes indecisos dos Parlamentares, especialmente à luz das crescentes vozes de descontentamento e raiva dentro do partido governador, bem como entre os membros dos recém-chegados à coalizão  do Partido de Agrupamento Nacional  dos Independentes [PNI] .

Os preparativos na maioria do governo estão em curso para realizar uma reunião governamental dos quatro líderes da coalizão e  seus deputados, amanhã ( quinta-feira- 24/10/013), na sede da Fundação Hassan II de Educação e Formação em Rabat.

A ausencia do país do Presidente do PNI era a razão para adiar esta reunião, que contará com a presença tanto do chefe do governo , Abdelelah Benkirane, na sua qualidade de secretário-geral do Partido Justiça e Desenvolvimento , Mhand AL Ansar, secretário-geral do Partido do Movimento Popular, Nabil Benabdellah, secretário-geral  do Partido do Progresso e Socialismo, ressaltando que a Missão de quatro líderes não será fácil em comparação com a lei financeira durante o ano passado, liderada pelo chefe do governo que está enfrentando a contragosto dos membros da Casa dos Deputados.

Alguns acreditam ter mal usado o poder da derrogação a disposição diante das consultas pela segunda versão do governo, terminado com a incorporação de oito importantes ministérios a favor do Partido RNI, cujo Presidente estará  a participar na reunião de amanhã , ignorando a ira de um número de parlamentares de seu partido, por um lado a contestação pela forma pela da distribuição de postos ministeriais do novo governo, especialmente num ambiente de preocupação com os amigos de Mezouar que vão  votar o projeto de lei das finanças do próximo ano fiscal, por outro lado eles alegam  não participar na sua formulação ou  no seu delineado  desenvolvimento, além do partido não conseguiu impor a obrigação de rever o programa de governo,  nem  colocar pressão sobre o chefe do governo para apresentar um comunicado perante o parlamento.

Pelo contrário, os amigos do chefe do governo consideram que a confiança pela qual os membros da Câmara dos Deputados expressaram junto ao programa do governo, em janeiro do ano passado, continua viva, e nada aconteceu para dizer que este governo já não goza mais de confiança parlamentar, considerando que a saída do Partido da Independência do Governo  não significa sair da maioria parlamentar, nem seus membros na Câmara dos Deputados parecem  contra o programa do governo de forma radical, mas o único mecanismo para provar isto é apresentar uma moção de censura, com base no capítulo 105 da Constituição, tal facto poderia ser objeto da oposição, unindo  cinco membros da Câmara dos Deputados.

Por fim as informações revelaram que o chefe do governo, Benkirane, pediu aos líderes da base governista , Mezouar , Al Ansar, Benabdellah, dirigir palavras diretas aos parlamentares para exortá-los a apoiar o governo nesta difícil  prova,  aguadando para que o Ministro da Economia e Finanças, Mohammed Bou Said, e o ministro delegado no orçamento, Idris Alozmi , introduzir o assunto  na frente de deputados da maioria.

 Agricultura  preocupação do governo marroquino

Promover a cooperação Sul-Sul no setor agrícola poderia contribuir significativamente para melhorar a segurança alimentar através de oportunidades de comércio e de complementaridade, disse quarta-feira  23/10/2013, o ministro da Agricultura e Pesca Marítima , Aziz Akhannouch , que participou da cerimônia oficial de comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Para reduzir a factura agrícola mundial, envolvendo toda a garantia de segurança alimentar, tem que encontrar as bases de uma nova ordem de solidariedade , especialmente entre os países do continente, observou Akhannouch em um discurso para este efeito, confirmando o compromisso do Reino a compartilhar sua experiência e expertise na implementação de uma estratégia ambiciosa, que visa assegurar permanentemente a segurança alimentar, especialmente entre irmãos africanos.
Akhannouch também observou a necessidade de combinar a preocupação imediata para alimentar a população do mundo perante ás considerações de sustentabilidade ambiental.


O desenvolvimento de uma agricultura sustentável é a primeira resposta a esta questão, a fim de combater a insegurança alimentar e tornar-se motor de desenvolvimento sócio-económico do mundo rura . Ele, ao mesmo tempo, tem colocado o foco em "Le Plan Maroc vert", lançado em 2008, sob a liderança do Rei Mohammed VI, que visa inserir a agricultura marroquina em uma espiral virtuosa de progresso eqüitativo e durável, com uma bateria de reformas estruturais e programas para a conservação dos recursos naturais, especialmente a água .

Em um procedimento similar, o representante da FAO em Marrocos, Geroge Michael Hage , lançou uma chamada de consulta, convidando os agricultores a reinvestir os lucros provenientes da agricultura para melhorar ainda mais o rendimento,  aumentando assim a sustentabilidade dos sistemas alimentares e da resiliência. Ele também pediu aos doadores, governo e setor privado para continuar a apoiar as estratégias nacionais de segurança alimentar.

Hage afirmou ainda que o círculo vicioso da pobreza e da fome nem sempre é bem compreendido, e que a maioria dos países são afetados por vários tipos de desnutrição e que coexistem em todo o país e a nível familiar ou individual.

Hoje, cerca de 840 milhões de pessoas são vítimas de escassez diários de alimentos. No outro extremo, o sobrepeso afeta 1,5 bilhão de pessoas , cujas 500 milhões são obesos com maior risco de diabetes, de doenças cardiovasculares entre outras doenças.

Por sua parte, o presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Kanayo Nwanze , disse que o 33 Dia Mundial da Alimentação, comemorado hoje em Marrocos caracteriza-se por resultados mistos na luta contra a fome.

Na parte relacionada, e para lidar com a fome em uma escala global, Nwanze observou a necessidade de promover o crescimento econômico inclusivo para os pobres a longo prazo , visando a criar um ambiente favorável para a produção sustentável de alimentos que apoiam  à produção agrícola, particularmente a agricultura de pequena escala possibilitando um aumento de renda aos pequenos agricultores e através de um melhor acesso aos mercados.

Tem , entre outros, destacado o papel potencial dos pequenos agricultores familiares no desenvolvimento agrícola e rural, revelando a sua contribuição para a segurança alimentar.

Além disso, Akhannouch reune-se no início da cerimônia com o Presidente do FIDA, insistindo sobre os meios que fortalecem a cooperação agrícola entre Marrocos e a agência da ONU, permitindo o financiamento de 12 projetos em Marrocos, quatro dos quais ainda estão em curso de implementação, para um investimento total de 1,5 bilhões de dólares, dos quais quase US $ 200 milhões são dos recursos do FIDA.


Durante este encontro, as partes saudaram a excelente cooperação bilateral que remonta à criação do Fundo em 1979, expressaram ainda o forte desejo de elevar o seu nível de parceria a favor de uma agricultura sustentável e solidária.


A cerimônia terminou com a apresentação de cavalos de corrida, incluindo as raças mais comuns,inclusive os marroquinos, europeus e americanos.

Conslusão

A apresentação da proposta de Lei das Finanças de 2014 por Mohamed Boussaid, o novo ministro das Finanãs, na Câmara dos Deputados, indica que o novo governo Benkirane finalmente começou a trabalhar.

 Os marroquinos devem entender que "a experiência Benkirane" é para evitar a turbulência da "Primavera Árabe" que continua causando problemas em muitos países da região MENA, sendo mais uma vez que tudo isso não deve ser que um exerício oral e de conjuntura sem cobrir os desafios que esperam o novo governo como os desempregados, a aposentadorias, o fundo de compensação ou até a reestruturação de muitos estabelecimentos governamentais a ver o Conselho social e do meio ambiente, o Conselho dos direitos humanos e o Conselho do saara, 

Lahcen EL MOUTAQI