Novos Caminhos

    Wanderson Boareto                                                                      

Resumo

A busca por conhecimento dentro da modernidade, com propostas diferentes da vida pela maioria das pessoas que entende que os valores morais e éticos já estão ultrapassados.

Palavras Chaves

Ética, Cavaleiros, Ordem, Irmãos, Conhecimento.

Um grupo de jovens idealista vivendo o dia a dia cotidiano, resolvem se unir e criar um grupo diferente, com propostas diferentes da maioria das pessoas. Esse grupo tem por nome “Ordem”, que como os antigos cavaleiros, que se reúnem em busca do graal, esses jovens buscam o novo, dentro do princípio antigo. Porém, com características modernas, enfrentam juntos os novos desafios impostos pelo sistema. Não é fácil ser um homem íntegro, a vida nunca foi fácil e os jovens sabem disso.

Os cavaleiros tem como jornada o caminho do conhecimento, esse caminho é sem volta, e depois de se iniciar os cavaleiros se transformam em homens mais harmônicos no meio que estão inseridos. A armadura dos cavaleiros é honra impenetrável aos olhos comuns, e reflete tamanha luz que clareia a escuridão da arrogância.  A espada destes bravos guerreiros é a própria justiça, que tem o poder de mudar a vida dos homens que se aproximam; o escudo usado pelos cavaleiros é presente do próprio Júpiter é o caráter, único, real e verdadeiro.

Como pode, em um mundo de tanta tecnologia, de mudanças de comportamento e que se prega o tudo pode, esses jovens se iniciarem em uma fraternidade onde todos são iguais. Com o dever de resguardar o outro, não no sentido de vigiar ou de palpitar na sua vida, mas sim como o irmão que busca o seu familiar que está embriagado no álcool de futilidade, e deitado na sarjeta da ignorância, os irmão cavaleiros buscam a sabedoria para ajudar uns aos outros e transformar o meio onde estão inseridos.

O que leva esses jovens a buscarem este caminho? São muitos os motivos, entre eles o individualismo que destrói os sonhos dos homens e corrompe a juventude em busca de prazeres ilusórios que só os ignorantes podem ver nas suas mentes deturpadas com o vício e o preconceito. No entanto, o princípio da ordem é o autoconhecimento, só se conhecendo de verdade o homem pode se tornar mais sábio e mais harmônico. A fidelidade ao grupo, à família, a namorada e aos amigos são os primeiros votos desses jovens guerreiros. Este modo de vida que faz deles mais fortes e senhores de si.

O caminho da sabedoria não fácil, e tem muitos obstáculos, a cada dia um novo desafio. Como vencer os desafios sem perder a ética e a honra? Esta é a verdadeira batalha travada dentro de cada um dos cavaleiros. Todos os cavaleiros contemplam o belo, e sabem que a literatura, a arte e a filosofia são ferramentas fundamentais para viver a beleza da natureza. Esta beleza é renovada a cada dia entre os irmãos, isso é a magia da fraternidade e o equilíbrio buscado por todos os mestres durante a história da humanidade.

Bibliografia

BOFF, Leonardo, Novas Fronteiras da Igreja, Ed Verus, 2004, Campinas, SP;

BECCARIA, Cesare, Dos Delitos e Das Penas, Ed Martn Claret, 2000, São Paulo, SP;

BOFF, Leonardo, Depois de 500 Anos Que Brasil Queremos? Ed Vozes, 2000, Petrópolis, RJ:

HOLANDA, Sérgio Buarque, Raízes do Brasil, Ed Companhia das Letras, 1995, São Paulo, SP;