Nova lei dos antibioticos - rdc nº 20, de 5 de maio de 2011: novo perfil de dispensação de antimicrobianos em drogarias na região do Alto Tietê.

INTRODUÇÃO: Com a introdução de drogas, como as sulfonamidas e a penicilina, o panorama da mortalidade se alterou, fazendo com que doenças infecciosas deixassem de ser causa de morte. Com a aplicação destes e de outros fármacos, difundiu-se assim o uso da classe terapêutica dos antibióticos, que são substância química antagonistas ao desenvolvimento de microrganismos. As bactérias são microrganismos relativamente simples na sua estrutura, mas que podem sobreviver em ambientes hostis, pois as mesmas desenvolveram estruturas e funções para adaptar-se a estas condições. Sabe-se que o uso de antibióticos e a seleção menos apropriada deles como: a utilização de doses ineficazes ou uma insuficiente duração do tratamento, por vezes associada à automedicação, têm sido apontados como responsáveis pelo aparecimento crescente das resistências antimicrobianas.. Sendo assim no Brasil, a diretoria colegiada da agência nacional de vigilância sanitária dispôs uma nova RDC, de nº 20, DE 5 DE MAIO DE 2011,que atribui o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianas.

OBJETIVO: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a redução na dispensação de antimicrobianos em drogarias na região do Alto Tietê, após a entrada em vigor RDC e o impacto desta nas vendas, para isto, foi realizada coleta de dados referentes à venda de antimicrobianos entre os anos 2010 e 2011, em drogarias da região do alto Tietê.

RESULTADOS: os resultados não foram satisfatórios, devido a recusa de demonstração de dados pertencentes às drogarias para este trabalho, no entanto, através de uma solicitação informal, carta assinada com porcentagem de vendas, pode-se notar redução significativa destas, o que pode significar que realmente a maioria das drogarias está cumprindo com as novas normas, e o que reforça a luta do CRF-SP para fazer com que as drogarias sejam um estabelecimento de saúde e não um simples comércio. Palavras – chaves: RDC, nº 20/11. Antibióticos. Resistência bacteriana. Dispensação de antimicrobianos.