A dieta Dukan, proposta pelo médico francês de mesmo sobrenome, tornou-se mundialmente famosa pelas suas taxas de sucesso em termos de emagrecimento. No entanto, segui-la não é das tarefas mais fáceis. Os números reduzidos de alimentos permitidos e uma baixa compatibilidade com os padrões sociais modernos, tornam a dieta Dukan restrita aos mais disciplinados e corajosos seguidores.

É aí que entra a "Nova Dieta Dukan", também conhecida por Escada Nutricional: uma reformulação da original, com os mesmos preceitos, porém, mais flexível e adaptada às necessidades dos dias de hoje. As 4 fases da dieta anterior foram repensadas dentro de um universo de 7 dias da semana e, as privações que ocorriam durante meses, ficaram restritas a apenas 2 dias. Por causa desse novo formato, recomenda-se a nova dieta Dukan a quem quem perder peso, mas não em excesso.

Por se tratar de um ciclo de uma semana de restrições e de reorganização alimentar, fica fácil elaborar cardápios e diretrizes para quem está começando. Por exemplo: segunda fica a cargo apenas das proteínas. Na terça já é possível acrescentar legumes e verduras, na quarta, uma fruta, na quinta, uma fatia de pão integral e na sexta, um queijo de até 20% de gordura. No sábado, está liberado uma porção de carboidratos e no domingo, um refeição conforme desejar (fora da dieta, a refeição "de Gala"). Simples, não? E você pode começar em qualquer dia da semana, de acordo com a sua rotina. Esse cronograma é meramente ilustrativo, por ser o mais comum no dia-a-dia das pessoas. A princípio pode parecer muito "puxado", mas, para se ter uma ideia, no dia mais restritivo (segunda) estão liberados mais de 100 tipos de alimentos!

Por isso, vale a tentativa e seu esforço será recompensado. É só seguir essas diretrizes para os 7 dias que o sucesso está garantido... Diga adeus às dietas tediosas!

Complementar: Nova Dieta Dukan: Cardápio, Receitas e Alimentos Permitidos na Nova Dukan [Escada Nutricional]