Vamos mergulhar na Palavra de Deus em Efésios 6. Eu aprendi que quando você mergulha na Palavra de Deus, conhecendo-a, a sua autoridade se torna ainda maior, porque você pede e suplica com a convicção de quem sabe o que está fazendo. Quanto mais nós mergulhamos no mistério, que é essa Palavra, apropriando-nos dela, tanto mais a graça acontece, porque aquele que ora e le a Palavra, sabe o que está lendo e porqu e para o quê está orando, sabe o que está pedindo. Pois a palavra humana, por mais bela que seja, não pode ter o efeito que a Palavra de Deus tem, pois esta saiu dos lábios do próprio Deus. Vamos mergulhar em cada detalhe, em cada palavra deste texto. Tenho certeza de que quando terminarmos e você pegar essa Palavra [Efésios], vai estufar o peito e dizer: agora eu sei o que eu estou fazendo, agora sei o que estou pedindo.

Em Efésios, capítulo 6, 10, Paulo começa dizendo: "Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder". É como se ele quisesse dizer que, daqui por diante, não há outro jeito de proceder: ou fazemos isso ou sucumbiremos diante da batalha. Esse apóstolo tem uma característica muito própria, da qual a Igreja precisa se apropriar cada vez mais. Paulo nunca deixa dúvidas quando ele fala, pois é sempre muito objetivo e direto.

"Fortalecei-vos no Senhor". Gosto muito de levar a Palavra para a língua na qual ela foi escrita, o grego. Qual a diferença entre fortalecer e tornar-se forte? Significa dizer que qualquer soldado que vá para guerra, precisa treinar, pois a certeza da vitória é o treinamento. Quem não vence, não pode ganhar.

Durante muitos anos na Igreja, quase dois mil anos, , nos foi proposta a palavra "ascese", que significa exercício. O cristão precisa exercitar a sua vontade e a sua vida espiritual. É preciso treinar a alma, ter o espírito de iniciativa, e a oração é a "tecla que aciona" o coração do Pai. De forma que um dos primeiros exercícios é orar. Por mais de 164 vezes, nas Epístolas de Paulo, este apóstolo pede que o cristão ancore sua vida no Senhor.

O Apóstolo Paulo nos diz que quem treina precisa de um instrutor, e o treinador da vida espiritual é Jesus, a quem o Pai constitui Senhor pelo soberano poder d'Ele. Existem três palavras no Novo Testamento que falam de poder: a primeira é "dynamus", daí vem a palavra em português 'dinamite'. A segunda é "icsus" – Deus é poder, o ser de Deus é ser poderoso. E a terceira palavra é "cratos"', que significa o poder de Deus em ação, é a mão de Deus agindo, fazendo as coisas. Tudo o que Ele faz é com poder. Por isso eu digo: não apresente para Deus o seu possível, porque o seu possível você mesmo pode realizar. A única matéria que o Senhor trabalha se chama impossível, o resto é com você, porque Deus o capacitou para isso, dotando-o de dons e capacidades.

"Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio" (Ef 6,11).

 

O que tem uma armadura? Um capacete, um escudo, uma espada, a couraça, o cinturão, as caneleiras, as luvas. Quando Paulo fala de armadura, ele fala de armas de defesa e armas de ataque. Infelizmente, por não saber o que é uma armadura, nós só nos defendemos diante do inimigo. E as armas de ataque? Espada, três lanças (uma grande e duas menores), um machado de guerra que corta de um lado e um segundo machado duplo, que corta dos dois lados, uma maça [espécie de bola de ferro com espinhos de aço], a funda, muito usada por Davi, quando venceu Golias, o arco e nas costas a aljava, cheia de flechas e uma espécie de facão. Se formos perceber, existem 11 armas de ataque e 6 de defesa. Então, pare de se defender, vá para o ataque, coloque-se em posição de batalha! Não passe a sua vida toda se defendendo! Você precisa parar de ser pego de surpresa.

A armadura é de Deus porque o nosso oponente é o demônio e não podemos vencê-lo com as nossas armas, pois contra as forças sobrenaturais de nada nos vale a força física. Somente uma poderosa força sobrenatural, que é Jesus, para que possamos resistir. Não podemos ser pegos de surpresa.

Todas as vezes em que nos faltam profetas e profecias, o mal aumenta, porque a profecia é a única força que pode oferecer resistência contra o maligno. O mundo de hoje urge por profetas e profetisas, por pessoas que apresentem resistência à ação do mal, para que este não continue crescendo.

Meus irmãos, até há pouco tempo, o mal, para nós, era o nosso pecado de cada dia, mas precisamos romper com essa lógica e perceber que ele [mal] é uma força organizada e que se espalha rapidamente. Enquanto que muitos filhos de Deus parecem estar dispersos.

Temos de ir para a guerra, não somente para ficar na defensiva, mas ir para a batalha que pode ser de ordem pessoal ou familiar. Portanto, a sua casa e o seu serviço são seu posto de batalha. O "treinador" do outro lado [maligno] já foi derrotado, mas o meu Treinador nunca foi derrotado, pois nunca se ouviu dizer que o meu Senhor perdeu uma guerra. Até mesmo a guerra que Ele parece ter perdido, quando da sua Morte, Ele ressuscitou e surpreendeu o demônio. Não há perdas para quem se reveste da armadura do Senhor!

O inimigo não dorme, a nossa fé nos diz que ele não pode perscrutar as nossas almas. Mas ele está vendo quando caímos e descobre nosso ponto fraco e trama para nos derrubar. Se nós não estivermos revestidos das armaduras de Deus, se não treinarmos, vamos cair nas estratégias do maligno, pois ele, em sua eternidade, pensa na maneira de nos derrubar. Por isso, precisamos estar sempre em Deus.

O corpo revestido com a couraça da justiça, não negocia a verdade, não negocia o seu Deus por nada e por ninguém. Deus é fiel e nós precisamos responder a essa fidelidade.

Tome o "capacete" da salvação, pois não bastam as suas virtudes, mas a salvação que foi dada pelo próprio Jesus. Quando os soldados colocavam as armaduras, oravam, suplicavam e pediam, objetivamente, ao seu Deus para direcioná-los. Direcione sua súplica para Deus sempre.

Peça a Deus que o ajude a vencer o mal contra aquilo que o mundo ainda não é convertido e contra o próprio autor do mal. Com essa armadura, você nunca mais vai tocar o chão, nunca mais vai cair, porque todas as lutas que você travar, você vai ganhar em nome de Jesus.