Ultimamente não anda fácil dizer que se é brasileiro! O sentimento de repulsa, revolta e grande decepção toma conta de nossa mente. Por várias vezes me pergunto para onde iremos com tanto falcatrua, enganação, corrupção e com políticos que insistem em acreditar ser possível continuar comprando voto; sem esquecer-se dos inúmeros eleitores que vendem seu voto imaginando que esta atitude em nada corrobora com os larápios que usam do poder para ter beneficio próprio!

Neste cenário de inquietação e devaneio estão os milhões de brasileiros, alguns com consciência do que anda acontecendo e outros, a grande maioria, sequer sabem o que se passa em seu país; neste contexto vamos levando a vida, buscando as razões que nos permitem valorizar a existência.

Confesso que o desânimo e a descrença em relação ao Brasil estão presentes em minha existência, mas preciso ser forte e ter coragem para enfrentar estes percalços, afinal de contas devo entender que preciso levar a vida e tendo esforço para viver bem.

Onde se encontra o valor da existência nestas circunstâncias? Acredito que primeiro é compreender que um dos segredos encontra-se dentro de nós, quando conseguimos perceber que somos fortes e corajosos para prosperar, mesmo quando tudo parece contrário a nós. A existência torna-se mais serena quando deixamos de ouvir as balelas que nos dizem, especialmente no sentido negativo. Aliás, como temos pessoas negativas ao nosso redor! Lembro-me do pensamento: as mentes pequenas são aquelas que ficam falando das pessoas e, as mentes brilhantes, ás prósperas, são as que falam de seus planos, dos projetos e de ações na perspectiva de solucionar problemas de sua existência.

            Se nosso Brasil não vai bem e temos péssimos exemplos por parte de quem ocupa o poder e de muitos que estão ao nosso redor, devemos lembrar que a fé e com em com Deus a vida tem valor.  Porta de Igreja não é sinal de salvação, a vivência aos Mandamentos de Deus e a vida em comunidade da igreja que se pertence é que faz a diferença.   

            Acredito também este é um momento importante para falar da “liberdade”, característica natural do ser humano que nos ajuda a dar o sentido e o valor da existência.  Mas, em nome do “ser livre” estamos promovendo o bem ou defendemos apenas nosso umbigo? Praticar a liberdade requer esforço, determinação, empenho e dedicação, assim vislumbraremos um Brasil diferente e a nossa vida poderá ser sem amargura, rancor, ódio e maldade. Aliás, a vida é bela para quem sabe viver com liberdade.

Talvez esta podridão de nosso país seja pelo fato de estarmos obcecados por dinheiro, imaginando que só ele proporcionará realização. No entanto, o valor da existência se encontra no equilíbrio, moderação, satisfação, prazer, entusiasmo e, acima de tudo, na conquista de pequenos degraus da existência, conquistados com esforço e aprendizado.

Não tenho dúvidas que este é o momento de voltarmos a acreditar na maneira simples de viver, dando conta de nossa existência, fazendo nossa parte, preocupando-se mais com nosso trabalho e nossa família, desta forma poderemos viver em paz, principalmente com quem está ao nosso redor.

Se o Brasil não vai bem, lutemos por sua transformação, não é hora de cruzar os braços, mas antes de tudo, pensemos no valor de nossa existência, principalmente não esquecendo que nascemos para ser felizes ainda neste mundo.