Nós dizemos não ao livro digital

Autora: Mariane Damke

Co-autora: Edilce Teresinha de Barros Miercalm

Texto exigido para concluir a disciplina de português em um curso de formação continuada. O texto traz o ponto de vista de alguém que não aceita revolução tecnológica e se posiciona contra os leitores de livros digitais.  Sendo essa uma mera hipótese e não expressando de maneira alguma o que nós autoras do texto realmente acreditamos.

Hoje em dia com a expansão da era digital, muitas das crianças estão perdendo o gosto pelas brincadeiras de roda e muitas outras que no sáculo XX eram a sensação do momento. Entre elas estão o gosto pelos livros. Isso mesmo o gosto pela leitura vem perdendo cada vez mais espaço para outras atividade menos convencionais e mais tecnológicas. Há quem diga que daqui a alguns anos os livros como são conhecidos, impressos em papel, com todo o seu estilo, perfume e prazer, não mais existirá. Não irão passar de uma lembrança distante. Eles estão sendo substituídos por telefones celulares, computadores, e até leitores de livros digitais. As crianças em sua maioria nem sabe o quanto é bom juntar os amiguinhos em casa para uma bela brincadeira de roda, pular amarelinha, caiu no poço ou mesmo de o mestre mandou. Elas estão esquecendo grande parte das tradicionais brincadeiras que nós adultos nascidos antes da revolução tecnológica conhecemos. Essas crianças estão perdendo o interesse em construir casinhas na arvore, correr pelo gramado, brincar na calçada do vizinho até o enternecer. A culpa não pode ser apenas nossa, temos certeza de que tentamos de todas as formas passar o que vivemos para nossos filhos, passar para eles parte de nossas experiências maravilhosas vividas junto a nossas famílias e amigos.

Eu culpo essa revolução tecnológica, culpo as industrias que só pensam em vender mais e mais os seus produtos, fazendo assim uma lavagem cerebral em nossas crianças. Por fim para levar a extinção de algo tão espetacular como os livros impressos, as grandes empresas criaram os leitores de livros digitais.  Temos inúmeros motivos para desaconselhá-los de comprar uma o primeiro deles é: o custo do tal leitor de e-book, como é conhecido o programa que permite que a pessoa leia os livros digitais é muito alto, mesmo nos dias de hoje. Sem esquecer nos do fato de que se você tem um não pode levar para qualquer lugar, ou corre o risco de ser roubado. Diga você também não ao livro digital, pois, além de levar o livro de papel a extinção, ainda faz mal a visão. Meu caro leitor eu tenho certeza que concorda comigo quando digo que nunca se ouviu falar de que um (bandido, meliante, marginal...) assaltou alguém e levou seu livro favorito, para vender, pelo preço que conseguisse, para usar drogas ou qualquer outra coisa. Mas isso só não aconteceu por que essa pessoa não tinha um leitor de livro digital, afinal, mesmo sem saber do que se trata qualquer garoto de má índole na rua pode perceber que venderia com facilidade algo tão moderno.

Nós é que não abrimos mão de sentir o papel entre meus dedos, o peso do livro em nossas mãos e aquele cheiro maravilhoso que nos leva cada vez mais longe e faz nos lembrar de por que gostamos tanto de ler. É por que nosso coração é de tinta e de papel.