1 – Cliente

O cliente precisa de respostas ativas desde a elaboração da proposta até a confecção e assinatura do contrato. No entanto, para isso é necessário que haja uma comunicação aberta e clara entre o detentor da carteira e o mesmo. Atender as necessidades do cliente e fidelizar sua permanência em futuras transações contratuais. Para manter um bom relacionamento entre os clientes deve evitar as procrastinações nas entregas de pedidos de atualizações de orçamentos, remanejamentos, criações e desativações de unidades, atrasos nas tratativas anulam as expectativas do cliente em relação aos trabalhos entregues em razão dos trabalhos contratados, o que faz o cliente ter um distanciamento são as formas de respostas morosas que recebe ao longo de sua parceria. Uma linha direta é a solução eficaz para que o cliente se sinta assistido nas suas demandas e necessidades. Deve ter um responsável direto que monitore dia à dia sua carteira e verifique as pendências e solucione habilmente as perguntas ou dúvidas dos Clientes. 

2 – Capital Intelectual

Tão importante quanto o Cliente é o capital humano, sim, os colaboradores são o coração dos contratos e o elo forte entre os parceiros de contratos. Se há uma insatisfação entre os colaboradores de qualquer setor, há uma possiblidade de rusga entre o que foi acordado e o que foi entregue, no mundo corporativo, um funcionário que trabalha insatisfeito não entrega um produto final aderente ao que precisa, assim são nos contratos, também, muitos remanejamentos, muitas insubordinações, e muitas vezes, descontos salariais, políticas internas fazem que o colaborador não produza o suficiente para que faça valer sua contratação, trabalhar várias horas, e em ambiente insalubre entre outros eventos, o fato que colaborador insatisfeito produz no Contratante ilusão que o que foi acordado não foi cumprido. Isso gera perda de novos acordos futuros e uma descrença na qualidade dos serviços prestados. Uma solução seria uma reciclagem de funcionários, ou seja, um feedback com o cliente sobre todos os contratados se realmente estão satisfeitos e cursos de inteligência emocional com todos os colaboradores pelo menos uma vez a cada ano do contrato, para que o Cliente saiba que a qualidade do serviço está sendo mantida no pré e pós contrato e sim, um canal direto com os colaboradores também expressarem o que sentem no seu local de trabalho quanto à qualidade e condições encontradas, tal como as dificuldades de adaptação e grau de satisfação. Ouvir o colaborador é tão importante quanto ouvir o Cliente. Elaborar treinamentos e análises de perfil ajuda em certas atividades de responsabilidades extraordinárias, por isso é importante que seja feito em determinadas contratações, análise de comportamento pra que não haja falhas nos processos admissionais. 

3 – Liderança

Um líder nato além de saber ouvir, tem que ser colaborativo, também. Precisa saber que cada colaborador tem experiências e habilidades extras-cargos.  Deve analisar o comportamento e através de sua performance dar oportunidades de crescimento ao colaborador. São comuns que colaboradores cresçam e tornam parte do Staff das grandes empresas quando é aproveitado de forma correta, não é produtivo deixar um colaborador bem qualificado fazendo serviços de baixa importância se pode aproveitá-lo em tarefas que ele se encaixa perfeitamente e tem capacidade de execução acima da média, aproveitar a prata da casa, também contribui para que a qualidade dos serviços aumente e quantifique bons resultados das metas a serem alcançadas. A expectativa de promoções altera o ambiente, transformando em boa margem a qualidade da eficácia e eficiência no setor laboral, além de evitar procrastinações nos prazos e boa interação entre os diversos setores da empresa. Uma boa liderança contribui certamente para que as entregas e os resultados sejam importantes nas tomadas de decisão, fazendo que a equipe faça seu trabalho de forma criativa e produtiva. 

4 – Serviços

O Setor de serviços é parte crucial para o bom andamento das atividades, toda a equipe é importante, desde o setor da limpeza até o grau máximo de gerência em uma corporação. Não existe serviço que tenha pouca ou muita importância, mas é a qualificação que os difere na hora de contratar serviços. Um bom colaborador não se atém apenas no que ele sabe fazer, busca o algo mais para sua vida profissional, aprendizado e qualificação não interagem de forma qualitativa e sim quantitativa, por que muitas vezes o a qualificação não é suficiente para que o serviço prestado seja suficiente para que o cliente sinta satisfeito com a contratação, por isso é necessário treinamento e a aprendizagem torna o protagonista dessa nova forma de sucesso nos contratos, muitos clientes deixam de fazer novos acordos futuros de manter a parceria por falta de serviços de qualidade oferecidos, qualificação não garante qualidade, e sim um currículo que muitas vezes é recheado de boas intenções, mas sem atender aos requisitos que tanto o cliente quanto a liderança esperam daquele colaborador, Investir em treinamentos e cursos ajuda nessa deficiência entre o saber e a prática. Muitas empresas preferem contratar pessoas sem muitas experiências, dadas as manias e vícios empregatícios de outras experiências. Os serviços devem ser prestados de acordo com as cláusulas estabelecidas nas parcerias. Novamente a reciclagem é necessária para que haja satisfação completa entre ambos: contatado e contratante. 

5 – Soluções

Não há uma fórmula mágica para que os problemas corporativos não existam a curto ou longo prazo, mas o fato é que pode amenizar os efeitos catastróficos de uma má administração ou péssima contratação possa ocasionar ao longo dos contratos corporativos. Entre as diversas soluções, primeiramente deve-se separar o que é realmente útil e eficaz do que é desnecessário e caro nas contratações. Ao fazer uma análise de proposta, certifique que os profissionais selecionados atendam as expectativas do contratante tanto no âmbito profissional quanto emocional, inteligência emocional é tão importante quanta a qualificação. Veja se o ambiente que o colaborador irá prestar o serviço é saldável, faça treinamentos periódicos com os colaboradores, faça contato com o cliente a cerca das satisfações dos colaboradores e certifique que os serviços estão sendo desempenhados de acordo com a parceria do contratante e contratados, tão importantes quanto à satisfação do cliente é a satisfação do colaborador. Evite remanejamentos que possam prejudicar o trânsito dos colaboradores, pois é importante que estejam dispostos e descansados para que o desempenho seja perto do esperado. Crie uma política de informações entre o RH e o DP para que o colaborador saiba o que realmente ganha, saiba distinguir na sua folha o que são descontos, muitas reclamações dos colaboradores provém de insatisfações das folhas de pagamento. É importante uma ouvidoria imparcial para que o colaborador sinta parte do processo. O futuro dos novos contratos depende desses contratados alocados nas diversas empresas que atendem pelo nome de “Clientes”. Salários justos, com bom ambiente salutar, ajudam a entender o universo da satisfação dos colaboradores. Enfim, em relação ao Cliente é importante que cada responsável pela carteira se comprometa com as informações prestadas sejam fidedignas e hábeis, que haja rapidez nas tomadas de decisões e  que cada pergunta tenha sua resposta no momento em que o cliente perceba que não está sendo respaldado no que foi acordado, cabe ao dono da carteira manter o cliente bem informado e ciente das suas responsabilidades e de tudo o que for pertinente para que a parceria seja completa e verdadeira.