Ações são muitas vezes cercadas por mística, mas o princípio por trás delas é simples e direta. Ações são como parte-propriedade de uma empresa, assim, quando você investir em ações; você está comprando "uma parte ' desse negócio. Empresas emitem ações para levantar dinheiro e os investidores compram ações de uma empresa, porque eles acreditam que a empresa vai fazer crescer e eles querem fazer parte desse crescimento.

As empresas não são obrigadas a ter ações negociadas na bolsa de valores. Muitas empresas abrem seu capital, inicialmente, para obterem uma fonte extra de recursos, e os investidores recebem uma parcela da empresa em troca. 

Mesmo que uma empresa afirma que é um 'PLC' (Public Company Limited) não significa necessariamente que ela está listada em Bolsa de Valores. Este é apenas um estatuto jurídico para a empresa.

Quando uma empresa quer levanta o dinheiro de forma mais ampla, pode pedir para se tornar capital aberto ou cotada em bolsa, como a BOVESPA. Uma vez que tenha passado pelo processo de aprovação da empresa, em seguida, tem as suas ações admitidas à negociação em bolsa e suas ações podem ser compradas por investidores individuais e grandes instituições, de investimento, tais como fundos de pensão e seguradoras de vida. 

As empresas têm de satisfazer certos critérios jurídicos e financeiros antes de suas ações poderem ser listadas em uma bolsa.

O preço das ações varia diariamente devido a características e condições da própria empresa e também de mercado. 

Possuir ações de uma empresa significa que você tem direito à uma parcela da empresa, e, em alguns caso, direito a voto e participação efetiva. Todos os PLCs têm reuniões anuais, onde os acionistas votam em assuntos tais como as contas da empresa, compromissos de diretores e pacotes de remuneração.

As empresas também realizam reuniões para os acionistas quando eles estão prestes a fazer grandes mudanças em seu negócio, tais como a compra ou venda de partes da empresa ou levantamento de capital novo.

A negociação de ações é executada por corretoras, que compram e vendem ações em nome dos investidores. Cada vez mais, os investidores compram ações através da internet, utilizando serviços de corretagem on-line.

 Fonte: Como investir na bolsa de valores. Dax Investimentos. Acessado em 10/12/2015.