Livros pendurados

Na hora de escolher o tema do TCC muitas pessoas acabam tendo uma certa dificuldade.

Como escolher um tema para que eu consiga retratar bem do assunto e que não seja tão complexo.

Acaba sendo uma das questões mais comuns entre os graduandos isto que o TCC é muito temido e tem fama de ser um trabalho completamente trabalhoso

Então se você está preocupado com essa tarefa que você terá que realizar que é elaborar um trabalho de conclusão de curso você está no lugar certo

Temos aqui algumas dicas que podem te auxiliar e muito na hora de escolher corretamente o tema para o seu TCC.

Primeiramente é importante que o aluno opte por um tema que ele gosta ou seja um tema que ele possui uma certa afinidade ou interesse

Modo o aluno terá muito mais facilidade e embasamento para falar sobre as questões que o trabalho de conclusão de curso irá expor.

Portanto existem muitos outros pontos que também são extremamente importantes para tomar essa decisão tão essencial para o término do seu curso.

Principais dicas para escolher o tema para o seu TCC

Assim como nas demais etapas da criação do seu trabalho de conclusão de curso a tarefa de escolher o seu tema e fundamental. 

Justamente por isso muitos graduandos acabam se sentindo inseguros e tendo muitas dúvidas sobre a forma correta de realizar essa escolha.

Por isso traremos aqui algumas dicas importantíssimas para auxiliar os universitários nessa tarefa tão complexa que é escolher o tema para o seu trabalho de conclusão de curso. 

Tratar a questão de escolher o tema do seu TCC como uma etapa do trabalho

Uma boa dica para os alunos que estão passando por essa questão é incluir o processo de escolha do seu tema como uma das etapas do seu trabalho.

Muitas pessoas podem acabar achando que essa é uma dica muito obvia, entretanto isso não é verdade.

Isso porque a maioria dos alunos não separam um tempo de estudo para escolher o tema para o seu TCC.

Uma vez que essa questão não é analisada devidamente o graduando acaba se atrapalhando ainda mais com a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso.

Por isso muitas das vezes o trabalho acaba ficando atrasado devido a essa falta de organização.

Desse modo é muito importante que o aluno opte por um plano mais realistas e que escolha um tema que esteja adequada para o tempo disponível para a elaboração da pesquisa.

Sendo assim é necessário que o aluno possua uma visão bem clara para analisar mais a fundo todas as atividades que deverão ser estipuladas ao decorrer do trabalho.

Uma opção muito boa é elaborar uma tabela com algumas ordens de execução, com o nome da tarefa, a data em que a tarefa deve ser iniciada e ainda a data da entrega da tarefa.

Dividir bem essas tarefas é um ponto essencial para garantir que o seu trabalho seja organizado e bem elaborado.

Essa é uma excelente dica para que auxilia muito os universitários a iniciar essa tarefa tão importante que é criar um TCC.

É importante se lembrar que só estipular os prazos não basta, é essencial que o aluno se esforce ao máximo para cumpri-los e assim consiga realizar tudo de acordo com o cronograma.

Outro ponto fundamental é que não adianta de nada criar prazos impossíveis e por isso o universitário deve analisar bem as tarefas e criar prazos que sejam viáveis para elabora-las. 

Listar os temas que são do seu interesse

Essa é uma etapa considerada muito simples, mas é comum que muitas pessoas optem por temas mais fáceis e deixe de lado essa questão de afinidade que também é fundamental.

O tema do seu TCC é uma questão irá acompanhar o aluno até a conclusão do seu curso e por isso é muito importante que seja um assunto que você goste e tenha certa afinidade.

Esse ponto é essencial pois permitir que o graduando não perca o interesse ou se desgaste demais com um tema que não é tão interessante aos seus olhos.

Justamente para tentar encontrar um tema que se encaixe nesse campo dos interesses do universitário uma boa opção é listar assuntos do seu interesse analisando ainda alguns assuntos que você já pesquisou.

Isso porque além de afinidade quanto maior for o seu conhecimento sobre o assunto mais fácil será o processo de elaborar o seu trabalho de conclusão de curso. 

Não escolha um tema apenas por facilidade

Bom, para aqueles alunos que optam pelos seus temas analisando apenas a facilidade que ele irá proporciona a notícia é que essa não é a estratégia mais inteligente.

Primeiramente é necessário ressaltar que não existe essa questão de tema mais fácil, o que existe de fato são abordagens diferentes sobre os assuntos em questão.

Um tema que pode ser considerado simples para uns pode ser muito difícil para outros.

Essa facilidade vai variar muito de acordo com a experiência de cada aluno e ainda o conhecimento que ele terá sobre esse determinado assunto. 

Estabeleça alguns critérios para selecionar o seu tema 

Agora que nós já falamos brevemente sobre alguns pontos importantes para a escolhe do tema de TCC é chegado o momento de listar alguns critérios que também devem ser utilizados para solucionar essa questão.

Entre diversos pontos podemos destacar os seguintes critérios:

  • Área do conhecimento

  • Área específica dentro do seu curso

  • Relevância do conteúdo

  • Bibliografia acessível

Essas são apenas algumas dicas que são consideradas fundamentais para solucionar essa questão da escolha do tema de um TCC.

Por isso escolha primeiro o tema, depois o orientador que melhor se enquadre a ele e elabore sua pesquisa.

Busque conversar bastante com seu orientador e se aproximar de pessoas que atuem nessa área para ampliar ainda mais seu grau de conhecimento sobre o assunto.

Esses sem dúvidas são pontos fundamentais que devem ser analisados mais a fundo sempre que um aluno irá realizar essa tarefa tão importante que é escolher o tema do seu TCC. 

Conclusão

Desse modo ficou claro que estabelecer corretamente o tema do seu tcc é uma tarefa importantíssima e por isso deve ser feita com cautela. 

É necessário que os alunos entendam que escolher seu tema é uma tarefa tão importante quanto a própria elabora do trabalho de conclusão de curso e por isso deve ser analisada minuciosamente. 

Uma vez que essa escolhe é estabelecida é necessário ainda se dedicar ao tema escolhido, promover conversas com o seu orientador e ainda estabelecer cada vez mais um contato com pessoas da sua área de pesquisa.

Todas essas estratégias devem ser traçadas com o intuito de aumentar ainda mais o nível de conhecimento do graduando com o tema e ainda facilitar significativamente no processo de composição do trabalho.

Realize sua pesquisa, mergulhe de cabeça no tema escolhido e amplia cada vez mais seu entendimento sobre a problemática em questão e tudo que a rodeia.

Crie o seu TCC e se atente para todas as etapas que devem ser respeitadas minuciosamente para garantir que o seu um trabalho de conclusão de curso de sucesso.