A questão do preconceito racial realmente não combina com o espirito do povo brasileiro. Posso dizer que não há mais esse clima no Brasil. Sempre que vemos alguém queixar do preconceito, se analisar bem se percebe que trata de alguma forma de mal-entendido. Se duas pessoas brigam e um lado é negro, este pode interpretar que sofreu preconceito. Mas, as brigas acontecem para todos. Se uma pessoa é demitida por falta de competência e por acaso é negra novamente o ato pode ser interpretado como sendo preconceituoso. E por aí são miliares de situações de mal-entendidas. Mas eu, pessoalmente, durante todo o tempo que vivo neste país, nunca vi alguém de fato falar dos negros de forma preconceituosa, nunca. Vamos virar esta página e ver que realmente há um clima de distração entre todos. Quanto mais falar sobre este assunto mais vulnerável se torna.  

Não obstante, existem grupos que aproveitam a situação para implantar ódio no coração das pessoas negras. É por isso que devemos finalizar esse discurso para não abrir mais espaço para tais grupos. Estes dias até a Rede Globo aproveitou da situação e para recuperar sua audiência manipulou o país inteiro, forjando uma suposta vítima de racismo. Isso acontece, por que ainda estamos aceitando esse tipo de manobra.

De qualquer forma, dentro em breve, a mistura das raças será tão grande que tornará impossível achar a fronteira de separação entre brancos, morenos, negros, amarelos, índios e outras raças. A final, “Todos somos as gotas do mesmo mar”.

Felora Daliri Sherafat