Resumo: O indivíduo portador da síndrome da imunodeficiência adquirida pode possuir a criptococose, uma doença causada pelo fungo Cryptococcus, uma levedura em forma capsulada, onde se destaca no exame liquido cefalorraquidiano em sua importância para o diagnostico preciso. Objetivo: Comparação bibliográfica sobre a neurocritococose em aidéticos e não aidéticos sobre seu oportunismo em imunossupressores, ao exame cefalorraquidiano para o diagnostico mais preciso, e sobre o conhecimento do profissional da saúde e do enfermeiro e suas manifestações infecciosas. Materiais e Metodos: Pesquisa bibliográfica, de inclusão os artigos dos anos de 2000 a 2015. Critério de exclusão adotou-se o padrão anterior ao ano 1990. Resultados: De 86 pacientes aideticos e não aidéticos com criptococose de material já publicado. Conclusão: A criptococose quando relata a queda do imunossupressor pode evoluir para o diagnóstico de neurocriptococose dando inicio aos sintomas graves. O enfermeiro tem a função de alertar e promover educação em saúde.

Palavras-Chave: AIDS (SIDA), exame LCR, líquido cefalorraqueano, Neurocriptococose.

Introdução

A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida) nos dias atuais apresenta um dos maiores problemas, pessoas infectadas pelo vírus HIV apresentam uma disfunção grave do sistema imunológico, pois os linfócitos T CD4+ que são as células de defesa do corpo e consequentemente as células alvo. Estimativa anual, em todo mundo, em relação a SIDA, é de dois milhões de óbitos, sendo assim com o aumento nas duas ultimas décadas de infecções oportunistas como a criptococose atingindo o pulmão a sistema linfático, o sistema nervoso central por via inalatória encontrado geralmente em excretas de aves. (BRASIL, 2010).

As principais vias de transmissão do vírus do HIV são por contato sexual em fluidos como o liquido pre ejaculatório e o liquido lubrificante vaginal além do sêmen, vertical como leite materno e sanguíneo. Os sintomas presentes são febre constante, falência do sistema imunológico, com o aparecimento de infecções oportunistas, diarreias, perda de coordenação motora, da consciência e morte. A infecção por C. neoformans é oportunista e ocorrendo em condições de imunossupressão celular seja sua maior incidência, em comparação à infecção por C. gattii, considerado como agente primário (MORALES, 2009; LÁZERA , 2005).

O principal objetivo é descrever e comparar em termo epidemiológico brasileiro sobre a neurocriptococose causado pelo fungo Cryptococcus e seus malefícios de doenças cometidas em aidéticos e não aidéticos, e sobre o diagnóstico através do exame do liquido cefalorradiano (líquor).

O exame do Líquor LCR (Liquido cefalorraquidiano) é feita a pedido medico para avaliação mais confiável e precisa, para diagnostico mais detalhado e definido para tal patologia e não ser confundidos com outras doenças oportunistas principalmente nos aidéticos. Muitos temem por ser punção laboratorial e lombar sobre os riscos, se for feita bem é indolor por é aplicado anestesia local se for necessária e o exame é rápido com duração de poucos minutos. (PEDROSO, CANDIDO; 2006).

  O enfermeiro tem a função de alertar e promover educação em saúde, as suspeitas de diagnósticos devem ser acompanhadas com resultados de exames e tratamento multidisciplinar garantindo um atendimento com qualidade, sabendo orientar a população em palestras e nas consultas saber informar e auxiliar esse paciente para atribuir confiança e segurança.

 O presente estudo traz como objetivo comparação bibliográfica de vários autores sobre a criptococose e neurocriptococose em aidéticos e não aidéticos e a importância do diagnostico eficiente e no conhecimento do profissional da saúde para detecção da infecção antes de evoluir ao óbito. [...]