NEM TUDO É COPA DO MUNDO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

O Brasil e o mundo vivenciam a Copa do Mundo de Futebol na Rússia. Para quem não lembra: foi em nosso país que tivemos a última Copa. Infelizmente as marcas deixadas por esta competição disputada no território brasileiro, foram terríveis, pois comprovaram que o ‘jogo’ do interesse em obter vantagem em ter este evento, acabou sendo descoberto e tem levado muita gente para a Lava Jato. Esta marca ficará em nossa História, sob o governo de um partido que se dizia contra a corrupção, defensor do povo e principalmente que exercia seu governo para o trabalhador! Que decepção, quanto escândalo, mas as farsas foram desvendadas e o comandante se encontra preso.

Em que pese este estigma que ficou deste arrombo dos cofres público para o Brasil, novamente estamos em ritmo de Copa de Mundo, vivendo as sensações de Neymar, Tite e toda sua turma. Dada toda a situação vivenciada no país, a empolgação com este mundial não é intensa, e pesquisas apontam que cinquenta por cento da população não vai preocupar-se com essa competição. Talvez começamos ter sinais do acordar de um povo que vê no futebol e no mundo esportivo, negócios com cartas marcadas.

É meus leitores, nem tudo é Copa do Mundo, a realidade nua e crua é cruel, nosso país beira o abismo, o combustível com preços nas nuvens, os supermercados aumentam o valor das mercadorias; a saúde, onde os remédios tornam-se cada vez mais caros e tiram o sono de os tomam continuamente. Infelizmente, a Copa do Mundo, para os meios de comunicação, é forma de deixar de mostrar os problemas. Aliás, estes meios, muitos ‘vendidos’ para o governo, fazem transmissões ao vivo da Rússia e conseguem driblar a grande massa, alienando-as de seus problemas.

Nem tudo é Copa do Mundo, quando se observa o luxo e ostentação de nossa seleção, enquanto o povo passa por tremenda dificuldade. Para estes jogadores não existe ‘dia ruim’, há muitos que ganham em um mês o que milhões nunca ganharão a vida toda com o seu trabalho digno. Obviamente que os jogadores têm seus méritos e dignidade, mas existe muita disparidade! Não se trata de viver em igualdade, defendo a meritocracia, cada um buscando ganhar pela competência seu pão diário, mas a discrepância no futebol causa-me nojo, revolta e profunda indignação, comparada com o ganho de outras profissões.

Portanto, meus leitores, assistir a Copa não é problema, mas esquecer de acompanhar os políticos inescrupulosos e sanguinários que aproveitam destes momentos para votar leis desfavoráveis ao povo, assim como fazem membros do executivo e do judiciário, esta sim é falta gravíssima! Quem sabe um dia nosso povo entenda com mais profundidade que a válvula de escape dos corruptos é a ‘diversão de seu povo’, com o mesmo empenho dos romanos com a politica do ‘pão e circo’, continuamos em pleno século XXI, vendo a mesma prática! E saber que daqui cem dias estaremos escolhendo um novo presidente para o Brasil! Será que vamos continuar jogando contra a gente mesmo?

Acorda minha gente, nem tudo é copa do mundo!

Pensem nisto e até o próximo!

E viva São João!