O povo de Deus é um povo muito especial em todas as instâncias. O Senhor sempre ouve a voz dos seus filhos fiéis e sempre está com os ouvidos curvados aos clamores de seus eleitos. 

O crente eleito de Deus passa por diversos problemas, provações e lutas até conquistar a vitória que o Senhor preparou. O caus da situação é que ao conquistar a vitória os problemas e provações não param isso é fato e as lutas jamais cessaram, então aonde está o caos? Por incrível que parece e é até difícil de acreditar, os próprios filhos de Deus não estão sabendo ver a vitória de seu irmão e se alegrar! 

O que parece em nossas vistas é que a Bíblia está se vivendo da maneira contrária pelo filhos de Deus. Uma geração que se alegra com a queda (pecado) e se entristece com a conquista de seu próximo. 

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14)

 A Bíblia nos alerta em viver em paz com todos; mais um coisa em que os filhos de Deus nessa geração estão fazendo justamente o contrário procurando guerras, desuniões, falta de amor e comunhão. A Bíblia é para ser cumprida, também lida e principalmente vivida. Se a geração atual não se preocupar em viver dentro dos parâmetros do Senhor, a mão de Deus mais uma vez descer pesada sobre os seus eleitos e ao invés de abençoar com certeza irá castigar o seu justamente pela desobediência. 

O que está faltando no meio cristão é uma atenuante que não falta em nosso Deus (Jo 3:16) e como somos o reflexo Dele nesse mundo não poderia está faltando em nós, amor! Veremos o que a Bíblia fala sobre o amor "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1° Co. 13:7). Mais uma coisa que não estamos vivendo conforme a Palavra nos orienta, ou melhor, a vivência está sendo feita erradamente e ao contrário.

Hebreus nos dar também a instrução da santificação, como posso ser santo se faço torcida contrária sobre a luta do meu irmão? Como posso ser santo se me alegro com a derrota dos outros? Como posso ser santo se não dirijo a palavra aos irmãos que vejo nos cultos e por fim como posso ser santo se tenho o meu próximo como inimigo? Sendo que a própria Bíblia nos instrui que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmo, por incrível que pareça mais uma coisa que está sendo feito de uma maneira contrária. Pessoa estão se amando e buscando muito mais os seus próprios desejos do que o Senhor. 

Santidade é se separar, mas porque Deus nos manda nós nos separarmos? É muito simples e resposta está nos versos seguintes, pois "sem a qual ninguém verá a Deus." 

Olhemos a resposta que a Bíblia nos deixa na visão terrena de viver em paz e em santidade ao Senhor.  "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?(1° Jo 4:20). Como posso ser santo ou viver em santidade se odeio ao meu irmão que vejo diariamente? A Bíblia ao invés de estar sendo vivida, está sendo muito distorcida, estamos nos preocupando com algo terreno e esquecendo do espiritual e celestial. Queremos ver ao Senhor mas não queremos viver em santidade (separação) e buscar a paz com todos (amor ao próximo).   

Viver dentro da Palavra não é fácil mais não adianta vivermos tirando a trave de nossos olhos e deixar os ciscos permanecerem; Não adianta se preocuparmos em tirar as pedras grandes do caminho se as pequenas continuarem aonde podemos tropeçar; não adianta se preocuparmos com as grandes coisas se as pequenas continuarem permanecendo em nossas vidas. Muitos eleitos de Deus perderão a salvação justamente por conta desse tipo de coisas e situações. 

A igreja atual não está preparada para ver os milagres sendo realizados na vida dos seus próprios membros e que ainda tem coragem de chamarem de irmãos.  

Quer ir para o céu? Ao invés de chorar com a vitória dos outros se alegre, ao invés de odiar ame, ao invés de fazer inimizade faça amizade (inimigo é o diabo e não o seu irmão) e ao invés de afastar abrace. Não terá dois, três ou quatro céus, o céu é um só então teremos de aprender a viver entre irmão e eleitos de Deus aqui se não com certeza passaremos a passos largos da porta da eternidade!