Nascimento da História Moderna.

O período que se convencionou a ser denominado de História moderna, que vai dos meados do século XV aos fins dos séculos XVIII, a história europeia é a principal referencia dos acontecimentos desses séculos.

Para compreendermos a história moderna, vamos estudar esse período, aconteceram fatos importantes nessa época, o principal deles, o qual deverá ser refletido, foi à passagem da sociedade feudal para a capitalista.

 A realização desse acontecimento levou consequentemente a uma revolução cultural, mudança de mentalidade, responsável pelo surgimento da idade moderna.

O que de fato aconteceu para essa grande mudança, que resultou basicamente o florescimento do comercio, e, naturalmente o estabelecimento das grandes rotas comerciais.

 O predomínio logicamente do capital comercial e surgimento emergente de uma nova classe social que tecnicamente chamamos de burguesia.

Esses acontecimentos estão associados, com a centralização poder, por meio da monarquia absolutista, desenvolvendo objetivamente, o mercantilismo, como maneira de fortalecer as economias nacionais.

 Levando por outro lado, o desenvolvimento das grandes navegações, consquetemente a descoberta do novo mundo e sua devida colonização, com efeito, a mudança de um modo de produção ao outro.

 Resultou de um conjunto de fatores políticos e econômicos.  O capitalismo não foi fruto de uma ação isolada, conforme a explicação em análise.

Outro grande acontecimento, o qual deve ser refletido, pela literatura e o entendimento político, a reforma religiosa, que aconteceu essencialmente nesse período de transição, naquele momento em que o poder político feudal encontrava-se enfraquecido por esses fatores em reflexão.

Qual a importância da reforma, com a mudança da concepção religiosa do mundo e da visão do poder em referencia a concepções anteriores, o poder da Igreja católica, particularmente o Vaticano, com seu Estado político e religioso.

 O que de fato aconteceu, rompeu-se com a concepção submissa do homem, entregue unicamente a vontade de Deus, quando na verdade significava a vontade do clero.

Por outro lado, a ideologia protestante, o trabalho humano passou a ser entendido  como fonte da graça divina, origem legítima da riqueza e naturalmente do bem estar social, a ideologia do sucesso econômico como justificativa da presença de Deus na vida do homem.

A criação epistemológica de uma razão, livre do clero feudal, deixou o homem em condições de pensar com maior liberdade, sendo responsável pelos seus atos, de forma mais independente, com uma visão de mundo absolutamente comercial.

Outro fato importante foi o nascimento das Ciências naturais, o surgimento de novos métodos científicos, maior confiança na razão e questionamentos dos grandes dogmas do cristianismo católico.

 Foi exatamente nesse momento, que o antigo regime começa em definitivo entrar em colapso.  A influência de um novo Estado que nascia no interior de velha concepção política.

Outro grande fato tecnológico que surgiu semelhante às novas tecnologias dos nossos dias, foi à criação da imprensa, a possibilidade da difusão das ideias  ajudando a levar a nova concepção as diversas instituições de ensino da época.

 Tudo isso ajudou o nascimento de uma visão de mundo renascentista, primeiro momento da constituição da filosofia iluminista, de fato o mundo estava sofrendo uma grande revolução nunca vista antes.

A difusão posteriores de obras filosóficas e científicas,  acessíveis a números cada vez maior de pessoas, conduzindo as novas formas de consciência, a liberdade de expressão.

De fato, não existia mais possibilidade ao velho regime, o mundo teria necessariamente que sofrer uma grande irrupção e foi logicamente o que aconteceu.

A fé deixou de ser supervalorizada, na antropologia cristã iniciou um grande processo de transformação a visão teocêntrica do mundo começou a desaparecer, o teocentrismo, Deus como o centro do universo foi sendo superada, a nova visão, antropocêntrica, o homem como centro do universo.

Tudo isso ajudou no desenvolvimento do racionalismo, o surgimento de uma filosofia laica, não mais como serva da teologia, aos poucos esse novo modo de pensar articulado com o empirismo, mostrou capacidade na forma de intervir no mundo, aperfeiçoando a sociedade.

 Possibilitando um grande desenvolvimento Industrial, tudo isso levou a necessidade da mudança da sociedade política, sendo dessa forma, era preciso superar o modo de produzir as riquezas.

 O feudalismo definitivamente não servia mais para o novo momento, para nova consciência e a nova forma de Estado, foi nesse instante que nasceu e desenvolveu a sociedade moderna.

Edjar Dias de Vasconcelos.